Poluição; você sabe quem é o maior vilão em emissão de poluentes? Navios, carros ou aviões?
Em Maio de 2016 um assunto, um tanto ausente da mídia, veio à tona pouco antes da viagem inaugural de mais um “monstro” do mar, o gigantesco navio, Harmony of the Seas, à época o maior navio de cruzeiros do mundo com capacidade para 6.780 passageiros, e 2.100 tripulantes. Este foi o gancho para o jornal inglês, The Guardian, publicar uma matéria sobre a poluição causada por estes “monstros de ferro”.
O jornal saudava a saída do enorme navio das docas de Southampton,
podemos cheirar, ver, e até sentir o gosto da fumaça expelida
The Guardian reclamava que
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de Moçambiqueàs vezes até cinco destes navios atracam naquelas docas. O vento leva a fumaça para o coração da cidade e ninguém monitora a poluição por eles causada
Poluição e cruzeiros, setor do turismo que mais cresce no mundo
Segundo o jornal, a população está preocupada porque os cruzeiros são o setor do turismo que mais cresce no mundo, e os navios ficam cada vez maiores. O Harmony of the Seas tem 362 metros de comprimento, por 66 de largura e 72 de altura – o equivalente a um prédio de 20 andares.
PUBLICIDADE
Consumo do Harmony of the Seas atinge 363.399 mil litros de combustível por dia! Imagine a poluição…
De acordo com a Royal Caribbean, proprietária do navio, os três motores de 16 cilindros – com a altura de quatro andares –, consomem 5.212.5 litros de combustível por hora, ou 363.399,5 litros por dia, de um combustível altamente poluente.
“Estes navios queimam tanto combustível quanto cidades inteiras”
The Guardian mostra a correspondência entre a emissão de um navio deste porte, com a quantidade de carros. De acordo com o especialista Bill Hemmings,
Leia também
Rússia projeta submarino nuclear para transportar gás no ÁrticoMitos e verdades sobre a campanha de despoluição do rio TietêConheça o novo navio de carga híbridoEstes navios queimam tanto combustível como cidades inteiras. Usam mais combustível que os navios porta-contêineres, e mesmo quando queimam combustível com baixo teor de enxofre, que é cem vezes pior que o diesel da estrada
A emissão de CO2 de um navio
A indústria naval emite 837 milhões de toneladas de CO2 a cada ano.
The Guardian diz que a Cruise Lines International Association (CLIA) informa que a indústria está investindo significativamente na última década no desenvolvimento de tecnologias que ajudem a diminuir as emissões. Mas o jornal acrescenta que Daniel Rieger, da German Union for Nature Conservation, NABU, não pensa assim. Para ele
as companhias de cruzeiro criaram uma imagem de ser um setor de turismo brilhante, limpo, e ambientalmente amigável. Mas o oposto é verdadeiro. Um navio de cruzeiro emite tantos poluentes atmosféricos como cinco milhões de carros indo a mesma distância, porque esses navios utilizam combustível pesado que em terra teriam de ser eliminados como resíduos perigosos . O combustível usado por navios pode conter 3.500 vezes mais enxofre que o diesel. E navios não têm tecnologias de redução de gases de escape, como filtros de partículas que são padrão em carros e caminhões
As emissões de navios atingem 3% dos gases do aquecimento, a aviação responde por 5%
O site Transport and Environment diz que
as emissões da aviação têm crescido desde o primeiro voo. Hoje representam 5% do aquecimento global, enquanto os transportes marítimos atingem 3% do total global. Esses setores combinados são equivalentes ao sexto maior emissor se comparado com nações do mundo. Ambos os setores estão entre as fontes de crescimento mais rápido das emissões em escala global.
Fontes: https://www.theguardian.com/environment/2016/may/21/the-worlds-largest-cruise-ship-and-its-supersized-pollution-problem; https://en.nabu.de/about/; https://www.quora.com/Is-it-true-that-the-15-biggest-ships-in-the-world-produce-more-pollution-than-all-the-cars; http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1229857/How-16-ships-create-pollution-cars-world.html; https://www.transportenvironment.org/road-paris-climate-deal-must-include-aviation-and-shipping
A foto da chamada da matéria no site do Estadão poderia ter sido muito melhor escolhida, afinal navios de guerra queimam combustíveis muito menos poluentes, para não facilitar a localização pela fumaça, e normalmente não jogam lixo no mar.
Boa noite
Assunto da mais alta relevancia ; porem o autor o expos de maneira superficial e com dados duvidosos.
Deu então , munição para as criticas….
Joao
Muito interessante, não sabia que esses cruzeiros poluíam tanto assim, a ponto de superarem a frota de veículos. O uso de tecnologia limpa e equilíbrio na atividade humana devem ser o norte para uma vida mais sustentável e com qualidade. Parabéns pelo artigo e por nós acrescentar com informações relevantes sobre o meio ambiente e o mar!
CO2, Óxidos de N, Óxidos de S, Particulados por assento de avião, por passageiro de transatlântico, por tonelada de carga aérea, terrestre e marítima, por automóvel? Sem estes números claramente apresentados não há como assumir posição! Faltou objetividade ao artigo.
Muito blabla do sr. Lara Mesquita e pouca informação real. Um único vulcão na Islândia em 2015 (https://revistagalileu.globo.com/) poluía mais do que a Europa inteira! Que tal Sr. Lara informar quanta poluição os veículos no mundo lançam de poluição, comparado com aprox. 550 vulcões em atividade! Veremos que tudo o homem e seres-vivos poluem na atmosfera, é como uma pulga picando o pé do elefante, quando as picadas aborrecerem o elefante, ele simplesmente mata a pulga e ponto final. Claro que o homem está exagerando com a tecnologia para apenas orgulho próprio, mas até isso ser problema ao ambiente, é mais idiotice de notícias. arioba
Senhor Batista, parabéns pela constatação que uma atividade vulcânica gera mais gases tóxicos que qualquer atividade humana. Muito bem lembrado.
Agora, presta um pouco de atenção: este artigo trata de um assunto que é a poluição por uma atividade humana.
O contexto é a poluição ao ambiente causada por atividades humanas.
Da próxima vez, proponha um comentário dentro do contexto da notícia ou, querendo modificar o contexto de uma notícia, faça-o sem hostilidade.
ARIOVALDO EU SONHO QUE UM DIA O BRASIL SERÁ MELHOR COM PESSOAS CAPACITADAS E QUE NÃO ABRAM SUAS BOCARRAS SIMPLESMENTE COMO UM JAIR “BOLSOLNARO” PORQUE NÃO TEM O QUE FAZER OU VOCÊ É “HAY GOBIERNO? SE HAY SOY CONTRA. SE NO HAY TAMBIÉN SOY!” DESENVOLVA SUA CULTURA E AJUDE O BRASIL ATINGIR REALMENTE UM IDH DE PAÍS SÉRIO.
Segundo o seu comentário simplório, raso e absolutamente equivocado podemos deixar de lado as preocupações com a poluição uma vez que é possível elimina-la igual um elefante faz com uma pulga. Lamentável que em 2022, pleno século 21, ainda existam negacionistas que não aceitam a verdade e não sabem debater minimamente o problema da ação danosa do homem sobre o meio ambiente e a saúde dos mares, florestas, cidades e pessoas
excelente reportagem João Lara Mesquita!!
Fico curiosa com as corridas de fórmula 1. Imagino que sejam altamente poluidoras
A corrida em si não polui tanto. As maiores emissões vem da logística intensa de transportar todas das equipes e toneladas de material para países diferentes todo mês, usando transporte aéreo.
samba do crioulo doido quanto ao quanto consome cada navio. O estagiário que traduziu esta matéria não percebeu que em alguns países se usa o ponto ao invés da virgula para indicar a parte decimal do numero.
Cabe uma correção para nosso entendimento.
Pois é, Zilton, loucura, loucura, abraços
Boa reportagem com aspectos desconhecidos pela grande maioria da população. Faltou focalizar a questão do aumento do lixo lançado no mar com graves consequências para a sustentabilidade da vida.
Obrigado, B. Dutra, abraços.
Faltou falar do lixo e esgoto lançados ao mar