Doze navios naufragados que você pode visitar: considerados patrimônio cultural subaquático, famosos navios atraem turistas
Naufrágios são verdadeiras tragédias, mas depois de um tempo tornam- se atrações turísticas. Segundo estimativas, existem cerca de três milhões deles espalhados pelos oceanos há muitos e muitos anos. E alguns permanecem desconhecidos. A UNESCO até mesmo registra naufrágios historicamente significativos como patrimônio cultural subaquático. É o caso destes doze navios naufragados.
Apodrecendo com o tempo
Grande parte dos navios naufragados ficam abandonados, sejam submersos, ou aterrados na beira de uma praia, apodrecendo com o tempo e sujeitos aos elementos da natureza. É um tipo de beleza curiosa. Exatamente por isso acaba atraindo muitos turistas, munidos de câmeras fotográficas.
Da lista dos doze navios naufragados confira alguns que ainda dá para visitar
1. World Discoverer
Construído em 1974, o MS World Discoverer era um navio de cruzeiro, que fez viagens periódicas para as regiões polares da Antártida. Em um impacto na Roderick Bay, Ilha Nggela, ainda deu tempo de salvar os passageiros através de uma balsa.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de Moçambique2. Sky Mediterrâneo
Construído em 1952, na Inglaterra, o Sky Mediterrâneo fez sua última viagem em agosto de 1996, quando partiu de Brindisi para Patras. Em 1997, a má situação financeira das empresas fez com que ele fosse abandonado e deixado na Grécia. Em 2002, a quantidade de água fez com que o navio inclinasse. Os responsáveis o aterraram em águas rasas.
PUBLICIDADE
3. SS América
O transatlântico construído em 1940 teve uma longa carreira. Até que após uma forte tempestade e falha operacional, sofresse um naufrágio. O navio encalhou ao largo da costa oeste de Fuerteventura, nas Ilhas Canárias. A foto é de 2004, uma das que chamou mais atenção em nossa lista de doze navios naufragados.
Leia também
Houthis ameaçam Mar Vermelho com 1 milhão de barris de petróleoNaufrágio do Bayesian: erro humano não é descartadoSuperiate Bayesian afunda no porto em PalermoCom o tempo, foi se deteriorando de tal maneira que em 2007 toda a estrutura havia desmoronado e caído no mar. Desde então, o pouco que restava foi lentamente desaparecendo sob as ondas. Desde março de 2013, o náufragio é visível apenas durante a maré baixa:
4. Dimitrios
Um navio de carga pequeno, construído em 1950, encalhou na praia de Valtaki, em Laconia, na Grécia em 23 de dezembro de 1981. Entre muitas teorias, alguns afirmam que o Dimitrios contrabandeava cigarros entre a Turquia e a Itália. Pego por autoridades portuárias, abandonado e depois incendiado para esconder as evidências criminosas.
5. Olympia
O Olympia foi um navio comercial, conduzido aparentemente por piratas que iam de Chipre para a Grécia. Depois de uma tentativa frustrada de retirar o navio do golfo, foi abandonado e ficou famoso.
PUBLICIDADE
6. BOS 400
Encalhado em Maori Bay, na África do Sul, ao ser puxado por um rebocador russo em 26 de junho de 1994. Este navio foi o maior guindaste flutuante na África. Quando as linhas de reboque quebraram e atingiram as rochas em uma tempestade.
7. La Famille Expresso
O naufrágio do La Famille Expresso está entre as Ilhas Turks e Caicos, no Mar do Caribe. Construído em 1952 na Polônia, por muitos anos serviu a Marinha Soviética. Tinha o nome “Fort Shevchenko”. A partir de 1999, foi comprado e rebatizado, ficando em operação até 2004. Encalhou durante o furacão Frances. Outro belo exemplar entre os doze navios naufragados.
8. HMAS Protector
Um dos mais simbólicos e antigos, o HMAS Protector foi comprado em 1884 para defender a Austrália de possíveis ataques. Serviu na Primeira e Segunda Grandes Guerras. Danificado em uma colisão, foi abandonado e seus restos continuam visíveis em Heron Island.
PUBLICIDADE
9. Evangelia
Construído pelo mesmo estaleiro do Titanic, o Evangelia era um navio mercante lançado em 1942. Em uma noite de denso nevoeiro, em 1968, encalhou ao chegar muito perto da costa, próximo a Costinesti, na România. Algumas teorias afirmam que o incidente foi proposital, para que o proprietário recebesse o dinheiro do seguro.
10. SS Maheno
Este é o mais famoso naufrágio de Fraser Island, na Austrália. Ele foi um dos primeiros navios com turbinas a vapor, construído em 1905. Foi contratado para ser navio-hospital na Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Depois foi vendido ao Japão como sucata. Alguns incidentes depois, foi encontrado nessa ilha onde está até hoje.
11. Santa Maria
Santa Maria foi um cargueiro espanhol. Estava carregando um número impressionante de presentes do Governo espanhol de Francisco Franco para serem dados aos que o apoiaram durante a crise econômica. Pequenos mimos como carros esportivos, alimentos, remédios, máquinas, roupas, bebidas, etc. Em setembro de 1968, encalhou em ilhas de Cabo Verde, em caminho que seguiria rumo ao Brasil e Argentina.
12. MV Captayannis
Afundado no rio Clyde, na Escócia, em 1974, esse cargueiro, conhecido como “barco de açúcar”, colidiu com um petroleiro quando um vendaval intenso atingiu a costa oeste. O petroleiro não sofreu nenhum dano, mas o Captayannis não teve a mesma sorte. É o lar da fauna marinha e algumas aves. E fecha nossa lista de navios naufragados.
Fonte: Nômades Digitais
Conheça um navio do século XIII descoberto em perfeito estado no Mar Negro.
Muito bacana visitar estes navios e poder imaginar a sua história. Tem um, que para mim é especial, já que eu tive o prazer de visitá-lo, que é o Vapor Amadeo que está no estreito de Magalhães, na patagônia Chilena.
Moro em um navio nalfragado, o “Brasil”
Muito bom, Paulo, eu também, infelizmente. Não merecemos isso, não é? Grande abraço, obrigado pela mensagem.
O “nalfragado” resume bem a nossa população. “Naufragado” seria menos pior…