Um sonho, um veleiro, um ‘mar sem fim’

0
790
views

Matéria publicada na Revista Beach & Co

Por Bruna Vieira Ano V – Edição 50

Realizar o sonho de percorrer a costa brasileira num veleiro e, de quebra, conscientizar os brasileiros sobre a importância da preservação das riquezas do mar e de seus ecossistemas é, a um só tempo, privilégio e missão do jornalista João Lara Mesquita. Músico por formação e velejador por paixão, ele criou o projeto Mar Sem Fim – uma série de reportagens transmitida pela TV Cultura, que chegará ao litoral paulista, após ter percorrido mais de 4.300 milhas náuticas da costa brasileira.
A aventura a bordo do veleiro ‘Mar Sem Fim’ começou em janeiro do ano passado, tendo como ponto de partida o Rio Oiapoque no Amapá, extremidade norte do país. Até o fim deste ano, o projeto deve atingir o Chuí, no sul brasileiro.
Depois de passar dois meses em Santos, para reparos, e dar uma paradinha em Ilhabela, durante a Semana de Vela, atualmente o veleiro está ancorado no Rio de Janeiro, o décimo terceiro estado visitado. Nos próximos dois meses deve percorrer o litoral paulista, mostrando as ilhas Anchieta, Búzios e Vitória de Ubatuba, além das belezas de Ilhabela, São Sebastião, Santos, Cananéia e Paranaguá.
O ‘Mar Sem Fim’ apresenta uma visão pouco comum na televisão brasileira, a do ‘mar para o continente’.
“Mostraremos os ecossistemas do litoral paulista formado pelos manguezais, restingas, Mata Atlântica e mata ciliar. Entrevistaremos especialistas e caiçaras, investigaremos como foi feita a ocupação da região e mostraremos praias desabitadas que guardam uma beleza ímpar”, explica João Lara.
O apresentador diz que mais de 50% da população mundial vive na faixa litorânea, o que “causa degradação, poluição, falta de saneamento básico e ocupações irregulares. Mostramos no programa as construções irregulares à beira mar, criação de camarões em áreas de manguezais, a sobrepesca e o turismo de massa, que desequilibra frágeis áreas costeiras”.
A equipe, comandada por Lara, apresentador do programa, é formada por Paulina Chamorro, repórter; Paulo Cezar Cardozo, cinegrafista e o imediato Alonso Góes. “Cada viagem dura de 10 a 15 dias, nas quais produzimos pelo menos dois programas. Depois voltamos para São Paulo e editamos o material. Nos surpreendemos com a audiência do programa, hoje o mais visto na TV Cultura”, disse a jornalista Paulina Chamorro.

Em Ilhabela
Não foi por acaso que o veleiro oceânico Mar Sem Fim participou da regata Eldorado Alcatrazes por Boreste/Marinha do Brasil, abrindo a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em junho. Há dez anos, o comandante do veleiro João Lara Mesquita criava a regata junto com amigos da Rádio Eldorado. “Só não podíamos falar de futebol. Na época, a rádio decidiu ampliar a cobertura jornalística de esportes ‘esquecidos’ no Brasil como, por exemplo, a vela. No geral, os esportes náuticos, que trazem medalhas olímpicas para o Brasil, carecem de cobertura”, comentou.
Quando saí da rádio em 2003, escrevi o projeto ‘Mar Sem Fim’, visando conscientizar as pessoas sobre os problemas enfrentados pelos mares e seus ecossistemas. Estou realizando o sonho de percorrer a costa brasileira num veleiro”, relatou.
Freqüentador do litoral paulista desde o fim da década de 1960, João Lara acumula 30 mil milhas navegadas. “Conheci Ilhabela ainda criança. Gostava de velejar com meu pai. Assisti esta ocupação dantesca que diminuiu o verde do litoral norte”.

Serviço
O diário de bordo, fotos e reportagens do programa ‘Mar Sem Fim’ podem ser conferidos no site www.marsemfim.com.br. Os internautas interagem com perguntas e comentários da aventura.

< A matéria formatada está no link http://www.beachco.com.br/50/ed_50_veleiro.asp >

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here