Tubarão Wobbegong, como este você nunca viu

0
2306
views

Tubarão Wobbegong, como este você nunca viu

O site turmadotubarao.blogspot.com.bdiz que “o Tubarão Wobbegong tem uma camuflagem com as cores marrom, amarela e cinza. Essas cores permitem que ele se esconda no fundo do oceano e de recifes de corais se camuflando a espera da presa. Tubarão Wobbegong, como este você nunca viu.
Tubarão Wobbegong, imagem de Tubarão Wobbegong

Descrição do animal

De acordo com o https://marinebio.org, “os tubarões wobbegong pintados, Orectolobus maculatus (Bonnaterre, 1788), também conhecidos como wobbegongs, atingem um comprimento máximo de 3,2 m com o tamanho médio dos machos adultos entre 1,5-1,8 m.”

Esses incríveis tubarões são manchados de amarelo-esverdeado ou marrom com marcas em forma de sela e O. O corpo e a cabeça são achatados e as mandíbulas projetam-se para a frente ao capturar a presa.”

“Têm 2 barbatanas dorsais, a primeira originando-se na pelve e a segunda imediatamente antes da barbatana anal. As barbatanas caudais (cauda) são curtas e as suas barbatanas peitorais e pélvicas são largas.”

Outras espécies de wobbegongs são semelhantes na aparência, no entanto, os padrões de wobbegongs manchados são específicos para esta espécie e ajudam em sua camuflagem soberba entre os recifes no leste do Oceano Índico, ao largo de Queensland oriental e sul da Austrália, e possivelmente ao sul do Japão e o Mar da China Meridional.”

O animal está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como ‘vulnerável’.

História de vida

A mesma fonte é quem informa: “Os tubarões wobbegong pintados, Orectolobus maculatus, são ovovivíparos. As ninhadas dos wobbegongos são grandes, em um caso até 37 filhotes nasceram de uma fêmea.”

Durante a época de reprodução, os machos são atraídos pelas fêmeas quando elas liberam feromônios na água. Durante o acasalamento, como outras espécies, os machos mordem as fêmeas e inserem um grampo na cloaca para liberar esperma. O tamanho médio do wobbegong manchado ao nascer é de 21 cm.”

Tubarão Wobbegong tem o hábito de ficar no fundo mar parado como um tapete

“Essa espécie de tubarão prefere áreas com pedras ou recifes de corais e tem hábitos noturnos. Cresce até 3 metros, mas o tamanho comum é de 2 metros.”
“Comem peixes e invertebrados, têm  projeções em volta de sua boca que é usada para sugar a presa em uma lamina, como um dente. São nativos da Austrália e habitam recifes no Pacífico e no fundo do oceano. São oviparos e nascem mais ou menos 20 filhotes”.

Peixe com mais de cinco metros é encontrado na Califórnia

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here