Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas, Chile

0
342
views

Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas, Chile

Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas, Chile: ao chegarmos em Punta Arenas, de onde sairíamos para a Antártica, tivemos que esperar vários dias até que tudo estivesse pronto. Enquanto aguardávamos, exploramos a cidade. E descobrimos um bar emblemático: Shackleton Bar.

Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas, imagem do palácio sara brown, punta arenas
O Palácio Sara Borwn, hoje Hotel José Nogueira

Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas

Um dos maiores nomes do período heróico da descoberta e exploração da Antártica é o de Sir Ernest Shackleton. Ele viveu uma saga espetacular na expedição do Endurance. Como se sabe, seu navio foi esmagado pelo gelo obrigando o comandante a se superar para resgatar seus homens. Depois de muito penar, Shackleton conseguiu chegar em Punta Arenas. Esteve no Palácio Sara Brown, hoje Hotel José Nogueira, onde conseguiu emprestado o rebocador Yelcho. Com ele foi mais uma vez até a ilha Elephant e resgatou sua tripulação.

A equipe do Mar Sem Fim no Palácio Sara Brown

Enquanto aguardávamos a data da partida entramos por acaso no hotel. No mesmo prédio onde nosso herói conseguiu o apoio desejado para recuperar sua tripulação. E descobrimos o Shackleton Bar, uma homenagem dos chilenos ao grande comandante. Coincidência? Destino?

Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas, imagem do Shackleton Bar,
Shackleton Bar, uma descoberta em Punta Arenas

Imagine o susto da equipe. Nosso acidente foi muito parecido com o de Shackleton, apesar de uma diferença de quase cem anos entre um e outro…Mas passamos uma tarde deliciosa aqui, em 12 de janeiro, pouco antes de iniciarmos a navegação para Rei George, para o resgate do Mar Sem Fim. Nas paredes do bar, em lindas aquarelas, dezenas de quadros retratam a saga de Shackleton. Ponto por ponto. Desde a saída da Inglaterra, até o navio ser aprisionado. Depois, esmagado. Em seguida, as aquarelas retratam a marcha da tripulação pela banquisa de gelo, até o final conhecido…

Antes de deixarmos Punta Arenas ainda enfrentamos um vendaval.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here