Salvamento de baleia Jubarte

2
1657
views

Veja o vídeo do incrível salvamento de baleia Jubarte

Salvamento de baleia jubarte: o fotógrafo e pesquisador Michael costuma passar dois meses por ano no Mar de Cortez, na costa do México, fotografando e marcando a rota de vários tipos de baleias.

salvamento de baleia jubarte, imagem do mapa do mar-de-cortez

Baleia enroscada em rede de pesca à deriva

No dia dos namorados, “Valentine’s day” de  2011, Michael e sua família tiveram a oportunidade de participar de um salvamento de baleia Jubarte presa por uma rede de pescadores. Isto é mais uma prova do mal que a redes podem causar à vida marinha. Muitas delas ficam perdidas, boiando no mar, e continuam matando a vida marinha.

Jogue o lixo no lixo e você estará contribuindo para a saúde da vida marinha

Um dos maiores problemas dos oceanos é a quantidade astronômica de lixo  em suas águas. Não há oceano que não tenha sua “mancha de lixo” boiando ao sabor das correntes marinhas. A do Pacífico é a maior, mas  também existem manchas no Atlântico Norte,  e Atlântico Sul, e no Índico. Veja na tabela abaixo quanto tempo alguns materiais demoram para se decompor. E preste atenção ao último: uma simples linha pesca pode custar 600 anos para se desfazer!

salvamento de baleia jubarte

a-rede-
Partes da rede.

Emoção

grupo que realizou salvamento de baleia jubarte
Micahel e o grupo.

O vídeo mostra a família de Michael encontrando uma baleia que parecia morta. Ao se aproximarem, notaram que ela estava agonizando, enroscada numa enorme rede de pesca.

Começa a operação de salvamento da baleia Jubarte

Apesar de terem apenas uma pequena faca a bordo, a equipe se aproximou e a baleia, docemente, se aproximou  ao lado do barco, percebendo que estavam salvando-a. A operação durou uma hora. Mas finalmente conseguiram liberar o animal.

Agradecimento

homem realiza salvamento de baleia jubarte
Jubarte se aproxima docemente para ajudar…

Como se agradecesse pela salvação, a Jubarte saltou durante uma hora, próxima ao barco dando um show particular aos seus amigos.

jubarte-saltando
Uma hora saltando ao lado de seu salvadores.

Assista ao vídeo, é emocionante do começo ao fim.

Curiosidade: saiba o que acontece com uma baleia após a morte

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here