Tratado da Antártica: delegações inauguram reunião

0
304
views

Tratado da Antártica: delegações inauguram reunião

Tratado da Antártica: delegações de 50 países inauguraram reunião. Serão debatidas iniciativas para preservação e cooperação no continente Antártico.

Delegações de 50 países inauguraram na segunda-feira, 28, em Brasília a XXXVII Reunião Consultiva do Tratado da Antártica (ATCM, na sigla em inglês). Durante dez dias serão debatidas, a portas fechadas, iniciativas para preservação e cooperação.

tratado da Antártica, imagem de turistas em base da Antártica
Turistas em base na Antártica: a reunião de Brasília, que será realizada a portas fechadas, será encerrada no próximo 7 de maio

Discussões nos âmbitos político, ambiental, logístico e operacional

Em entrevista coletiva o contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, explicou que as discussões se darão nos âmbitos “político, ambiental, logístico e operacional”.

De acordo com Silva Rodrigues, “as questões sobre meio ambiente terão um interesse particular na reunião de Brasília pela própria fragilidade do ecossistema antártico”.

Existe preocupação com o impacto ambiental relacionado a maior atividade turística

O contra-almirante admitiu que “existe certa preocupação com o impacto ambiental relacionado a uma maior atividade turística” na Antártica. O Tratado define o continente como uma área reservada à pesquisa científica.

O Tratado da Antártica, que atualmente conta com o respaldo de 50 países, foi assinado em 1959 por Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega e África do Sul, além da extinta União Soviética, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Tratado da Antártica: em vigor desde 1961

O documento entrou em vigor  em 1961. Objetivo:  preservar a Antártica como uma zona desmilitarizada, reservada exclusivamente para a pesquisa  científica. A exploração de recursos naturais é expressamente proibida.

Entre 1961 e 1994 as conferências consultivas foram realizadas a cada dois anos. Desde então passaram a ser anuais.

A reunião de Brasília, que será realizada a portas fechadas, será encerrada no próximo 7 de maio. Será divulgado um comunicado detalhando os resultados dos debates.

Fonte: EFE

Reconstrução da Estação Comandante Ferraz

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here