Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos – Trindade
Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos – Trindade: em Maio aconteceu a Semana da Mata Atlântica, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro. Neste encontro surgiu a ideia da proposta de criação da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos -Trindade.
O encontro foi realizado pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. E pelo Ministério do Meio Ambiente com o tema “Biodiversidade e mudança do clima na Mata Atlântica”.
O que são as Reservas da Biosfera
O termo “Reserva da Biosfera” surgiu em 1968, durante a Conferência da Biosfera organizada pela UNESCO. Mais tarde, em 1971, a UNESCO criou o programa Homem e Biosfera. O objetivo era organizar uma rede mundial de áreas protegidas chamadas “Reservas da Biosfera”. Estas áreas normalmente são propostas pelos países membros, e devem ter certos critérios que, ao aprovados, passam a contar com reconhecimento internacional.
Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos – Trindade: boa nova para o mar brasileiro
É portanto, uma boa notícia. Saber que nossas ilhas oceânicas, pouco protegidas pelas Unidades de Conservação que não têm estrutura suficiente, passam agora a ter mais uma possibilidade de chamarem a atenção mundial. E, quem sabe, serem mais bem cuidadas pelos órgãos responsáveis.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCaiçaras do Lagamar emitem nota aos Governos de SP e PRCOP16, Quadro Global para a Biodiversidade: situação críticaLula agora determina quem tem biodiversidade marinha: GuarapariReservas da Biosfera mundo afora
No mundo existem hoje 440 reservas, sendo que apenas sete estão no Brasil englobando uma área de 1.300.000 quilômetros quadrados, ou 15% do território nacional.
De acordo com o documento elaborado pelo Brasil
PUBLICIDADE
a região do estudo para reconhecimento da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos- Trindade, abrange diversas formações geomorfológicas do
Banco dos Abrolhos da cadeia Vitória- Trindade e da margem continental dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A área brasileira
Esta é uma área muito rica do mar territorial brasileiro, englobando o maior banco de corais do Atlântico Sul, Banco dos Abrolhos, ameaçado pela pesca, a prospecção de petróleo, poluição terrestre (caso de Abrolhos, muito próximo da costa baiana), além de serem locais de desovas de tartarugas e de nidificação de dezenas de aves marinhas.
Trindade, ilha vulcânica afastada 600 milhas da costa do Espírito Santo, sofre menos estes impactos (poluição e prospecção de petróleo). Ainda assim, é uma ilha de grande beleza, e enorme biodiversidade marinha, maior local da costa brasileira de desova de tartarugas de pente, e da tartaruga verde.
Desde 1957 Trindade é guarnecida por uma força da Marinha do Brasil.
No passado sua flora era extremamente rica mas a introdução de animais exóticos, como cabras, e outros, acabou por destruir quase totalmente a flora causando ainda sérios problemas de erosão. Ainda assim Trindade tem um tesouro: samambaias gigantes, que chegam a 6 metros de altura que, no momento, são estudas por especialistas.
A ilha tem um interessante histórico de visitantes. Entre eles o astrônomo inglês Edmond Halley, em 1700, o navegador e naturalista inglês James Cook, em 1775, e foi também ponto de parada de Robert Scott, a caminho do Polo Sul, em 1911.
Assista ao vídeo da montanha submersa na costa do Espírito Santo
Assista a este vídeo no YouTube