Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade, uma conquista

0
3320
views

Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade

Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade: em Maio aconteceu a Semana da Mata Atlântica, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, Porto Seguro. Neste encontro surgiu a ideia da proposta de criação da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos-Trindade. Além da divulgação de estudos da UFSB para a conservação da Mata Atlântica.

Ilha Siriba, parte do arquipélago dos Abrolhos.

O encontro foi realizado pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. E pelo Ministério do Meio Ambiente com o tema “Biodiversidade e mudança do clima na Mata Atlântica”.

O que são as Reservas da Biosféra

O termo “Reserva da Biosfera” surgiu em 1968, durante a Conferência da Biosfera organizada pela UNESCO. Mais tarde, em 1971, a UNESCO criou o programa Homem e Biosfera. O objetivo era organizar uma rede mundial de áreas protegidas chamadas “Reservas da Biosfera”. Estas áreas normalmente são propostas pelos países membros e devem ter certos critérios que, ao aprovados, passam a contar com  reconhecimento internacional.

Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade: boa nova para o mar brasileiro

Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade
A ilha Redonda, a partir da Siriba.

É portanto, uma boa notícia. Saber que nossas ilhas oceânicas, pouco protegidas pelas Unidades de Conservação que não têm estrutura suficiente, passam agora a ter mais uma possibilidade de chamarem a atenção mundial. E, quem sabe, serem mais bem cuidadas pelos órgãos responsáveis. Se aprovada, esta será a primeira Reserva Marinha da Biosfera do Brasil, e poderá contar colaboração internacional.

Reservas da Biosféra mundo afora

No mundo existem hoje 440 reservas, sendo que apenas sete estão no Brasil englobando uma área de 1.300.000 quilômetros quadrados, ou 15% do território nacional.

De acordo com o documento elaborado pelo Brasil 

a região do estudo para reconhecimento da Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos- Trindade, abrange diversas formações geomorfológicas do

Banco dos Abrolhos da cadeia Vitória- Trindade e da margem continental dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A área brasileira

Esta é uma área muito rica do mar territorial brasileiro, englobando o maior banco de corais do Atlântico Sul, Banco dos Abrolhos, ameaçado pela pesca, a prospecção de petróleo, poluição terrestre (caso de Abrolhos, muito próximo da costa baiana), além de serem locais de desovas de tartarugas e de nidificação de dezenas de aves marinhas.

Trindade, ilha vulcânica afastada 600 milhas da costa do Espírito Santo, sofre menos estes impactos (poluição e prospecção de petróleo). Ainda assim, é uma ilha de grande beleza, e enorme biodiversidade marinha, maior local da costa brasileira de desova de tartarugas de pente, e da tartaruga verde.

Desde 1957 Trindade é guarnecida por uma força da Marinha do Brasil.

Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade
Trindade

No passado sua flora era extremamente rica mas a introdução de animais exóticos, como cabras, e outros, acabou por destruir quase totalmente a flora causando ainda sérios problemas de erosão. Ainda assim Trindade tem um tesouro: samambaias gigantes, que chegam a 6 metros de altura que, no momento, são estudas por especialistas.

A ilha tem um interessante histórico de visitantes. Entre eles o astrônomo inglês Edmond Halley, em 1700, o navegador e naturalista inglês James Cook, em 1775, e foi também ponto de parada de Robert Scott, a caminho do Polo Sul, em 1911.

Reserva da Biosfera Marinha Abrolhos Trindade
Mapa da possível primeira Reserva da Bioféra Marinha brasileira.

Assista ao vídeo da montanha submersa na costa do Espírito Santo

Oceanos e danos irreversíveis prestes a acontecer

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here