Navios, carros e aviões. Quem polui mais?

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Poluição; você sabe quem é o maior vilão em emissão de poluentes? Navios, carros ou aviões?

Em maio de 2016, pouco antes da viagem inaugural do Harmony of the Seas — então o maior navio de cruzeiro do mundo, com capacidade para 6.780 passageiros e 2.100 tripulantes — o jornal britânico The Guardian trouxe à tona um tema geralmente ignorado pela mídia: a poluição causada por esses gigantes dos mares.

O jornal destacou a saída do navio das docas de Southampton com uma observação incômoda:

“Podemos cheirar, ver e até sentir o gosto da fumaça expelida”.

Segundo o Guardian, até cinco desses navios atracam ao mesmo tempo no porto. O vento carrega a fumaça para o centro da cidade — e não há qualquer monitoramento da poluição gerada por eles.

Poluição: navios, carros e aviões, imagem do navio Harmony Of The Seas
O colossal Harmony of The Seas. Harmony, de onde mesmo? E a poluição que ele gera?

Cruzeiros: o turismo que mais cresce e também mais polui

Segundo o jornal, a população está preocupada porque os cruzeiros são o setor do turismo que mais cresce no mundo, e os navios ficam cada vez maiores. O Harmony of the Seas tem 362 metros de comprimento, por 66 de largura e 72 de altura – o equivalente a um prédio de 20 andares.

Harmony of the Seas consome 363 mil litros de combustível por dia

De acordo com a Royal Caribbean, proprietária do navio, os três motores de 16 cilindros – com a altura de quatro andares –, consomem 5.212.5 litros de combustível por hora, ou 363.399,5 litros por dia, de um combustível altamente poluente.

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Antes de prosseguir, saiba que as companhias de cruzeiros são cínicas. Por acaso, você já ouviu falar no Cruzeiro do Cocô, protagonizada pela “Carnival Corporation”?

Cruzeiros consomem mais que cidades inteiras — e poluem ainda mais

The Guardian mostra a correspondência entre a emissão de um navio deste porte, com a quantidade de carros. De acordo com o especialista Bill Hemmings,
“Estes navios queimam tanto combustível como cidades inteiras. Usam mais combustível que os navios porta-contêineres, e mesmo quando queimam combustível com baixo teor de enxofre, que é cem vezes pior que o diesel da estrada”.

Poluição: navios, carros e aviões, imagem do navio Emma Maersk
Os cargueiros não ficam atrás. O Emma tem 397 metros de comprimento, por 63 de largura. É o maior cargueiro do mundo. Qual a poluição que ele gera?

Cruzeiros emitem tanto quanto 5 milhões de carros — e sem filtro

A indústria naval emite cerca de 837 milhões de toneladas de CO₂ por ano. Segundo o Guardian, a Cruise Lines International Association (CLIA) afirma que o setor tem investido em tecnologias para reduzir emissões nos últimos dez anos.

imagem de poluição por navio
Este é de passageiros, mesmo assim, veja a quantidade de CO2.

Mas há quem discorde. Para Daniel Rieger, da ONG ambiental NABU (German Union for Nature Conservation), trata-se de pura maquiagem verde:

“As companhias de cruzeiro construíram uma imagem de turismo limpo e sustentável. Mas a realidade é o oposto.”

Segundo ele, um único cruzeiro pode emitir a mesma quantidade de poluentes atmosféricos que cinco milhões de carros percorrendo a mesma distância. O motivo? Esses navios queimam óleo combustível pesado, um resíduo que, em terra, seria classificado como lixo tóxico.

Esse tipo de combustível pode conter até 3.500 vezes mais enxofre que o diesel automotivo. E, ao contrário dos carros modernos, os navios não possuem filtros de partículas nem qualquer sistema de redução de emissões.

Navios e aviões juntos já poluem mais que a maioria dos países

Segundo o site Transport and Environment, as emissões da aviação vêm crescendo desde o primeiro voo. Hoje, os aviões já respondem por 5% do aquecimento global, enquanto os navios representam 3% das emissões totais.

Somados, os setores aéreo e marítimo emitem tanto quanto o sexto maior país poluidor do mundo. E o pior: ambos seguem entre as fontes de emissões que mais crescem em todo o planeta.

Poluição: navios, carros e aviões
Foto: greenme com br

Fontes: https://www.theguardian.com/environment/2016/may/21/the-worlds-largest-cruise-ship-and-its-supersized-pollution-problem; https://en.nabu.de/about/; https://www.quora.com/Is-it-true-that-the-15-biggest-ships-in-the-world-produce-more-pollution-than-all-the-cars; http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1229857/How-16-ships-create-pollution-cars-world.html; https://www.transportenvironment.org/road-paris-climate-deal-must-include-aviation-and-shipping

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Comentários

16 COMENTÁRIOS

  1. A foto da chamada da matéria no site do Estadão poderia ter sido muito melhor escolhida, afinal navios de guerra queimam combustíveis muito menos poluentes, para não facilitar a localização pela fumaça, e normalmente não jogam lixo no mar.

  2. Boa noite
    Assunto da mais alta relevancia ; porem o autor o expos de maneira superficial e com dados duvidosos.
    Deu então , munição para as criticas….
    Joao

  3. Muito interessante, não sabia que esses cruzeiros poluíam tanto assim, a ponto de superarem a frota de veículos. O uso de tecnologia limpa e equilíbrio na atividade humana devem ser o norte para uma vida mais sustentável e com qualidade. Parabéns pelo artigo e por nós acrescentar com informações relevantes sobre o meio ambiente e o mar!

  4. CO2, Óxidos de N, Óxidos de S, Particulados por assento de avião, por passageiro de transatlântico, por tonelada de carga aérea, terrestre e marítima, por automóvel? Sem estes números claramente apresentados não há como assumir posição! Faltou objetividade ao artigo.

  5. Muito blabla do sr. Lara Mesquita e pouca informação real. Um único vulcão na Islândia em 2015 (https://revistagalileu.globo.com/) poluía mais do que a Europa inteira! Que tal Sr. Lara informar quanta poluição os veículos no mundo lançam de poluição, comparado com aprox. 550 vulcões em atividade! Veremos que tudo o homem e seres-vivos poluem na atmosfera, é como uma pulga picando o pé do elefante, quando as picadas aborrecerem o elefante, ele simplesmente mata a pulga e ponto final. Claro que o homem está exagerando com a tecnologia para apenas orgulho próprio, mas até isso ser problema ao ambiente, é mais idiotice de notícias. arioba

    • Senhor Batista, parabéns pela constatação que uma atividade vulcânica gera mais gases tóxicos que qualquer atividade humana. Muito bem lembrado.
      Agora, presta um pouco de atenção: este artigo trata de um assunto que é a poluição por uma atividade humana.
      O contexto é a poluição ao ambiente causada por atividades humanas.
      Da próxima vez, proponha um comentário dentro do contexto da notícia ou, querendo modificar o contexto de uma notícia, faça-o sem hostilidade.

    • ARIOVALDO EU SONHO QUE UM DIA O BRASIL SERÁ MELHOR COM PESSOAS CAPACITADAS E QUE NÃO ABRAM SUAS BOCARRAS SIMPLESMENTE COMO UM JAIR “BOLSOLNARO” PORQUE NÃO TEM O QUE FAZER OU VOCÊ É “HAY GOBIERNO? SE HAY SOY CONTRA. SE NO HAY TAMBIÉN SOY!” DESENVOLVA SUA CULTURA E AJUDE O BRASIL ATINGIR REALMENTE UM IDH DE PAÍS SÉRIO.

    • Segundo o seu comentário simplório, raso e absolutamente equivocado podemos deixar de lado as preocupações com a poluição uma vez que é possível elimina-la igual um elefante faz com uma pulga. Lamentável que em 2022, pleno século 21, ainda existam negacionistas que não aceitam a verdade e não sabem debater minimamente o problema da ação danosa do homem sobre o meio ambiente e a saúde dos mares, florestas, cidades e pessoas

    • A corrida em si não polui tanto. As maiores emissões vem da logística intensa de transportar todas das equipes e toneladas de material para países diferentes todo mês, usando transporte aéreo.

  6. samba do crioulo doido quanto ao quanto consome cada navio. O estagiário que traduziu esta matéria não percebeu que em alguns países se usa o ponto ao invés da virgula para indicar a parte decimal do numero.
    Cabe uma correção para nosso entendimento.

  7. Boa reportagem com aspectos desconhecidos pela grande maioria da população. Faltou focalizar a questão do aumento do lixo lançado no mar com graves consequências para a sustentabilidade da vida.

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