Plástico, inimigo número um do meio ambiente

0
473
views

Plástico, inimigo número um do meio ambiente

Nesta semana a foto de uma baleia morta à beira da praia na Espanha chamou atenção na mídia e redes sociais. Plástico, inimigo número um do meio ambiente. Alguém tem dúvida?

Baleia morta por ingerir 17 Kg de plástico

A imagem mostra uma imensa baleia que morreu após ingerir mais de 17 quilos de diferentes tipos de plástico. A autópsia mostrou ainda que o material era proveniente de estufas no sul de Almeria e Granada, na Espanha.

Plástico, inimigo número um do meio ambiente,imagem baleia morta por ingerir plástico
Plástico, inimigo número um do meio ambiente: baleia morta por ingerir plástico

Na região, agricultores produzem tomates e jogam as sacolas no mar. Mesmo com 50 toneladas e 14 metros de comprimento, a baleia morreu com o estômago cheio de 17 quilos de plástico.

Plástico, é preciso mudar o consumo

Diante dessa situação, cada vez mais grave e comum envolvendo plástico e animais marinhos. Uma reflexão acaba sendo mais do que necessária, obrigatória! O que podemos fazer para reverter ou, pelo menos, melhorar esse cenário?

Plástico, saiba mais

Por mais de 50 anos, a produção global de plástico continuou a subir. Cerca de 299 milhões de toneladas de plásticos foram produzidos em 2013 o que representa um aumento de 4% em relação a 2012. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente,

entre 22% e 43% do plástico usado no mundo inteiro é descartado em aterros, onde seus recursos são desperdiçados, o material ocupa um espaço valioso e prejudica as comunidades. Recuperar o plástico do fluxo de resíduos para reciclagem ou para combustão para geração de energia tem o potencial de minimizar estes problemas. No entanto, grande parte do plástico coletado para reciclagem é enviado para países com menor regulamentação ambiental. E a queima de plástico para energia requer controles de emissões atmosféricas e produz cinzas perigosas, tudo isso sendo relativamente ineficiente.

Projeto Its a plastic World

Pensando nisso, um grupo formado por europeus criou o projeto Its a plastic World . Um vídeo bastante didático está sendo divulgado pelo projeto para explicar como o plástico prejudica não só a vida marinha como também a saúde de nós humanos, e o que podemos e devemos fazer, desde já, para melhorar esse panorama para as gerações futuras.

Assista ao vídeo Its a plastic World abaixo e faça sua parte!

Barco de plástico reciclado alerta para os lixos nos oceanos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here