Patrimônio naval brasileiro: oitocentas obras serão disponibilizadas

2
567
views

Patrimônio naval brasileiro: oitocentas obras serão disponibilizadas

Patrimônio naval brasileiro. Uma ótima notícia! Para um país que não cultiva, muito menos cultua, seu rico histórico naval esta é uma novidade auspiciosa: muita atenção, cerca de 800 obras sobre nosso patrimônio naval serão disponibilizadas!

O site historiahoje.com trouxe a novidade: “no próximo dia 9 de junho será realizado o lançamento do Portal Barcos do Brasil que disponibilizará mais de 800 obras digitalmente. A maioria são obras raras sobre o patrimônio naval. Livros, plantas, cartas náuticas, manuscritos e mapas.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

O projeto foi financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E convênio com a Associação dos Amigos do Museu do Mar.  Contou com parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Patrimônio naval brasileiro, ilustração do portal dos barcos do brasil
Patrimônio naval brasileiro

Portal dos Barcos do Brasil

projeto Barcos do Brasil, “lançado oficialmente pelo Iphan e parceiros em 2008, representa um grande avanço institucional no que se refere à preservação do patrimônio naval brasileiro”. O texto enumera personalidades que se destacaram nesta área. Entre eles…” Ainda no final do século XIX, o então Almirante Alves Câmara encomendou aos estados brasileiros que reproduzissem réplicas das suas embarcações tradicionais”.

Objetivos do projeto Barcos do Brasil: preservar o patrimônio naval brasileiro

“Inspirados pelos esforços realizados pelos pioneiros, outros apaixonados  dedicaram parcela do seu tempo de trabalho para aprofundar o conhecimento sobre o patrimônio naval brasileiro”…”destaca-se a atuação  de Nearco Araújo, arquiteto e professor  dedicado aos estudos sobre a jangada cearense”…” Luiz Phelipe Andrès, pesquisador das embarcações maranhenses”… “Lauro Barcellos, diretor do Museu Náutico de Rio Grande”…e, imaginem,…”João Lara Mesquita, que através do projeto Mar Sem Fim documentou toda a costa brasileira e editou publicação, incluindo barcos e paisagens tradicionais do litoral”…

Amantes ‘das coisas do mar’

Prossegue a explicação do Projeto Barcos do Brasil: “o projeto é resultado do esforço que vem sendo empreendido em diversas épocas  por estudiosos e amantes das “coisas do mar”. O alinhamento entre os diversos atores e parceiros deve ser objetivo a ser perseguido nos próximos anos. Proteção e valorização do patrimônio naval brasileiro que ainda permanece preservado nos mais variados contextos geográficos, econômicos, sociais e culturais do Brasil”.

Aguardamos ansiosamente!

Saiba mais sobre a tradição náutica brasileira.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a essa imensa iniciativa mas, como podemos ter acesso ao “Portal Barcos do Brasil” se não há acesso. O portal me parece não estar em funcionamento!

    • Olá, Djair, fui verificar e vi que o link está fora do ar. Tentei entrar por várias formas. Coloque no google “Portal Barcos do Brasil”. Vc encontrará vários links, mas todos estão fora do ar. Já mandei e mail ao Museu do Mar, de São Francisco do Sul, para saber o motivo. Obrigado pelo correio e sinto muito. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here