O maior peixe de água doce já documentado

2
9220
views

O maior peixe de água doce já documentado

Segundo a BBC, Uma arraia de 300 kg capturada no rio Mekong, no Camboja, é o maior peixe de água doce já documentado. Ela derrubou o recordista anterior, um bagre gigante do Mekong de 293 kg capturado na Tailândia em 2005. Entretanto, não há registro oficial ou banco de dados dos maiores peixes de água doce do mundo. No Brasil, ao que parece, o maior é o pirarucu que pode atingir até 200 kg.

arraia maior peixe de água doce
Imagem, BBC.

Maior peixe em 20 anos

Imediatamente, Zeb Hogan, biólogo que lidera a Wonders of the Mekong, uma agência da USAID, declarou à BBC “Em 20 anos pesquisando peixes gigantes em rios e lagos em seis continentes, este é o maior de água doce que encontramos que, igualmente, foi documentado em qualquer lugar do mundo.

maior peixe de água doce, arraia gigante
A arraia gigante voltou pra água. Imagem, BBC.

Da mesma forma, “encontrar e documentar este peixe é notável e um raro sinal positivo de esperança, ainda mais porque ocorreu no Mekong, um rio que atualmente enfrenta muitos desafios”, disse Hogan, que também é professor da Universidade de Nevada.

O rio Mekong

Definitivamente, ele passa por uma região enorme e muito pobre:  flui do planalto tibetano através da China, Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã, mas, apesar da pobreza, é ainda um rio de grande biodiversidade.

E é para não perdê-la que foi criado o  projeto de conservação que trabalha com a Administração de Pesca do Camboja para estabelecer uma rede que alerte os pesquisadores se forem capturados peixes gigantes bem como ameaçados de extinção.

PUBLICIDADE

maior peixe de água doce
Imagem, BBC.

Dessa forma, funcionou. Assim, na noite de 13 de junho, um pescador da ilha de Koh Preah ligou para dizer que havia capturado uma arraia “muito grande” – com 3,98 m de comprimento e 2,2 m de largura.

Em seguida, depois de receber uma etiqueta acústica para rastrear seu movimento futuro, a arraia foi lançada de volta ao rio. Ela desapareceu nas águas lamacentas do Mekong ao anoitecer.

“A descoberta da arraia, entretanto, é evidência de que o mundo natural ainda pode produzir novas e extraordinárias descobertas. E que muitas das maiores criaturas aquáticas permanecem lamentavelmente pouco estudadas”, disse Hogan.

A arraia gigante de água doce é uma espécie em extinção. Esta é a segunda arraia gigante examinada pela equipe desde maio – a anterior pesava 181kg.

“Quando encontramos  peixes enormes isso significa que o ambiente ainda é saudável, ao contrário do que vimos em lugares como o rio Yantgze, onde os cientistas relataram a extinção de várias espécies”, disse Hogan.

Assista ao vídeo

Stingray caught in Cambodia's Mekong River is 'biggest freshwater fish' ever recorded

Indústria de pérolas cultivadas, saiba como funciona

Comentários

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here