Novo Código Polar é desenvolvido para evitar degradação

0
770
views

Novo Código Polar é desenvolvido para evitar degradação

Código Polar: essa é pra você que  está pensando em navegar para o Ártico ou Antártica. Novo Código Polar é desenvolvido para navios e barcos.

código polar, imagem navio na antártica

A Organização Marítima Internacional (IMO) está desenvolvendo um projeto obrigatório que leva o nome de Código Internacional de Segurança para navios que operam em águas polares.

O novo código vai cobrir toda a gama de questões: do design, construção, equipamento, funcionamento, treinamento, busca, salvamento e proteção ambiental.

Objetivos do Código Polar

O objetivo  é a segurança dos navios que operam nas zonas polares.  Além da proteção dos ambientes ao redor dos  polos. Estas regiões têm sido motivo de preocupação para a IMO.

Tendências  indicam que o transporte polar, incluindo visitas a lazer por navios e iates de passageiros, devem crescer nos próximos anos. Com isso a segurança da vida no mar ou a sustentabilidade dos ambientes precisam ser mantidos.

Os riscos nas regiões polares

Barcos e iates que operam no Ártico e na Antártica estão expostos a uma série de riscos. O mau tempo e a relativa falta de bons mapas, sistemas de comunicação e outras ajudas à navegação representam desafios. O afastamento das áreas faz com que as operações de resgate sejam difíceis e caras. Outro ponto é que as baixas temperaturas podem reduzir a eficácia de vários componentes do navio, que vão desde máquinas de convés até os equipamento de emergência. O Mar Sem Fim sabe bem o que é isso.

Os porquês do Código Polar

O Código Polar foi criado para exigir que os navios e barcos que pretendem operar nas águas definidas da Antártica e do Ártico se inscrevam para retirar um certificado polar de navegação.

A emissão do certificado exigirá uma avaliação, tendo em conta a gama prevista de condições de funcionamento e perigos daquelas águas. Ele deverá incluir planos, procedimentos e equipamentos de segurança adicionais necessários para prevenir os incidentes.

 Código Polar , imagem de iceberg com pinguins

Manual Operacional de Água Polar

Barcos e iates terão que levar um Manual Operacional de Água Polar. Este documento irá fornecer   informações suficientes sobre suas capacidades e limitações operacionais. Ao desenvolver um plano para viagens a áreas remotas, a atenção especial deve ser dada à natureza ambiental da área de operação, os recursos limitados, e informações de navegação.

Conheça os perigos dos agrotóxicos e aves da Antártica

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here