Nova espécie de peixe descoberta na Indonésia

0
1218
views

Nova espécie de peixe descoberta em corais da Indonésia

Nova espécie de peixe da família Labridae foi descoberta nos corais da Indonésia. A foto foi tirada no dia 28 de julho e divulgada  pela ONG Conservação Internacional.

Nova espécie de peixe descoberta, imagem de Novo peixe budião é descoberta na Indonésia

Novo peixe budião é descoberta na Indonésia (Foto: (AP Photo/Conservation International, Gerald Allen

Cientistas da CI e do Centro de Pesquisas em Biodiversidade da Indonésia descobriram a nova espécie na província East Nusa Tenggara. Ela recebeu nome científico de Paracheilinus rennyae. Foi um  reconhecimento às contribuições científicas do ictiólogo Renny Kurnia Hadiaty. Segundo a ONG, o peixe é único por sua coloração. E especialmente por suas barbatanas arredondadas. Além de ser geneticamente distinto de outros 16 tipos de budião,  o grupo a que ele pertence.

Espécies de peixes no mundo

O site aquariofilia.org diz que ”  há cerca de 25 000 diferentes espécies de peixes. Todos os anos são descobertas inúmeras novas espécies. As espécies até agora conhecidas pertencem a mais de 400 famílias. Estão dívidas em duas classes com duas sub-classes cada: os peixes cartilaginosos e os peixes teleósteos. Praticamente todos os peixes ornamentais habituais pertencem aos peixes teleósteos.

Espécies de peixes no Brasil

Quem informa é o wikipedia: ” O país contém cerca de 2.587 espécies de peixes de água doce,e 1.298 descritas para o ambiente marinho”. Já o site do ICMBio diz que ” a ictiofauna brasileira compreende 2.300 espécies de água doce (número compilado do e 1.298 espécies marinhas, segundo Menezes). Já o aquariodesaopaulo.com.br informa que “segundo o CEPSUL do Instituto Chico Mendes (ICMBio), o Brasil tem oficialmente 19 espécies de peixes marinhos ameaçados de extinção. Este número é maior tendo em vista o resultado parcial do processo de avaliação do risco de extinção da fauna brasileira”. E prossegue: ” Entre elas, algumas têm o consumo proibido no Brasil por estarem seriamente ameaçadas de extinção, como o cação-bico-doce , o mero , o badejo-tigre , o cação-anjo , o chrene-poveiro  e a raia-viola *(dados do MPA e do Guia de consumo Responsável de Pescados da Unimonte.).

Do G1, em São Paulo.

Saiba que os tubarões, ameaçado pela pesca predatória, valem mais vivos que mortos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here