Noruega mata baleias pra comida de cachorros, e outras baixarias

3
4631
views

Noruega mata baleias pra comida de cachorros, e outras baixarias ambientais

Pimenta nos olhos dos outros é refresco, já dizia o velho e sábio ditado. Ele se aplica muito bem à Noruega. O país canta de galo no concerto das nações. Mas é um galo capão. Acusar o Brasil é fácil. Com uma política ambiental equivocada até uma criança pode fazê-lo. Mas, o mesmo país que acusa, mata baleias para supostos fins comerciais sem consumidores interessados. Os animais retirados do ecossistema onde desempenham papel fundamental, até para mitigar o aquecimento global,  tornam-se alimento para cães! A denúncia é do site Centro de Conservación Cetacea, do Chile. Noruega mata baleias pra comida de cachorros, e outras baixarias.

Carne de baleia em supermercado da Noruega
Carne de baleia em supermercado da Noruega. Imagem, https://uk.whales.org/.

Noruega e baixarias ambientais na Amazônia

Antes da denúncia  chilena, vamos nos recordar de outras na tão ‘protegida’ Amazônia. Já em 2018 este site publicava o post Noruega retalia o Brasil mas maltrata Amazônia de novo!

Nele comentávamos que o governo da Noruega, que faz duras críticas ao Brasil, com razão ao nosso ver, tem telhado de vidro. É o principal acionista da mineradora Norsk Hydro, alvo de denúncias do MPF do Pará e de cerca de dois mil processos judiciais por contaminação de rios na comunidade de Barcarena (PA), município localizado numa das regiões mais poluídas da Amazônia.

Por suas baixarias ambientais, a empresa foi multada em R$ 17 milhões pelo Ibama depois do transbordamento de lama tóxica em rios por suas subsidiárias em 2009. Portanto, vêm de longo tempo os maus tratos ambientais do país nórdico.

Um em cada cinco moradores está contaminado

O Laboratório de Química Analítica e Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA) fez testes que indicaram que um em cada cinco moradores da região  está contaminado por chumbo, nocivo aos seres humanos e ao meio ambiente.

PUBLICIDADE

Imagem de placa da empresa Hydro
Empresa norueguesa faz média com a população. Imagem,  Tarso Sarraf / O Liberal.

Março de 2018: Ibama multa refinaria Hydro em R$ 20 milhões

Como se não bastasse o caso de 2009,  a empresa norueguesa parece não se emendar. Em 2018 moradores denunciaram mau cheiro e cor diferente da água do rio Murucupi.

Ilustração de mapa com localização de Barcarena
Ilustração, g1.

Um laudo do Instituto Evandro Chagas confirmou a contaminação. Nova vistoria foi feita pelo órgão e pelo Ibama. Ambos confirmaram níveis elevados de alumínio e outros efluentes despejados pela Hydro Alunorte.

A primeira reação da empresa foi negar. Claro, mas, em seguida, admitiu que havia uma tubulação que desaguava rejeitos direto no rio…

Ação coletiva: 40 mil brasileiros contra a Hydro

Segundo o g1 de fevereiro de 2021, ‘a multinacional norueguesa Norsk Hydro (a cada baixaria ambiental ela muda de nome…) alvo de uma nova ação coletiva protocolada na Holanda por cerca de 40 mil brasileiros afetados pela produção de alumínio em Barcarena e Abaetetuba, nordeste do estado do Pará.’

Imagem de Barcarena, Pará
Foto de Barcarena usado pelo g1 com a legenda: A coloração avermelhada das águas da chuva que se espalharam em Barcarena, provocaram temor nas comunidades do município. As imagens do que seria um aparente vazamento de rejeitos da barragem da empresa Hydro — Foto: Ascom/Semas.

Comunidades indígenas, quilombolas, e ribeirinhos, são afetados

De acordo com o g1, ‘rios, igarapés foram contaminados e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas tiveram a saúde e o modo de vida afetados’.

Então, que tal, quer mais?

Bora lá, ver o que fizeram com a vida marinha…

Noruega mata baleias pra comida de cachorros

Passamos agora à denúncia do site https://ccc-chile.org/, publicada em outubro de 2021: “Embora a Noruega se destaque por liderar políticas de combate às mudanças climáticas, nos últimos anos suas autoridades têm se concentrado em aumentar o número de baleias caçadas em suas águas jurisdicionais.”

Imagem de baleia minke
A baleia Minke. Imagem, https://www.deeperblue.com/.

“Inexplicavelmente, essa política pró-caça às baleias coincide com a crescente evidência científica que demonstra o papel vital que esses gigantes marinhos têm para o funcionamento do ecossistema.”

infográfico mostra benefícios das baleias para vida marinha e aquecimento global
Alguns dos benefícios das baleias. Ilustração,https://uk.whales.org/.

“Isso inclui o sequestro de dióxido de carbono da atmosfera (CO2), a fertilização do oceano com suas fezes para promover a produtividade primária e o transporte vertical e horizontal de nutrientes essenciais para sustentar a vida marinha.”

575 baleias minke mortas em 2021

“Por exemplo, em 2020, o governo norueguês capturou 503 baleias minke. Mas em 2021 ele aumentou os esforços de captura. Como resultado, 2021 se tornou o ano com o maior número de animais removidos do ecossistema nos últimos anos (575 baleias minke).”

Só 2% dos noruegueses comem carne de baleia

“Isso apesar do fato de que os resultados de uma pesquisa recente  mostram que apenas 2% dos noruegueses consomem carne de baleia regularmente.”

Noruega mata baleias minke pra comida de cachorros

“De acordo com NRK, o gerente da empresa norueguesa Hopen Fisk admitiu que usa carne de baleia para produzir comida de cachorro.”

PUBLICIDADE

imagem de carne de baleias em açougue
Esta foto foi usada pelo site https://news.in-24.com/: Terrível! Agora cachorros têm que comer carne de baleias.

“Em agosto, Hopen Fisk embarcou seis toneladas de carne de baleia para a empresa Green Dog Svalbard, dedicada a oferecer excursões turísticas com cães de trenó.”

“A remessa, que foi aprovada pela Agência Ambiental Norueguesa, foi transportada pela empresa Nor Lines apesar do fato de sua empresa-mãe, Samskip, ter prometido publicamente parar de transportar carne de baleia.”

“Mas não é tudo. A empresa Myklebust Hvalprodukter, dedicada à comercialização de alimentos e produtos nutricionais para cães, vende óleo e carne fresca de baleia em seu portal na web.”

“De acordo com a NRK, apenas 30% da carne de baleia obtida em 2021 foi comercializada no mercado de alimentos humanos, o que não significa que tenha sido vendida em sua totalidade ao consumidor final.”

É tão aberrante matar baleias para alimentar cachorros que, por precaução, fizemos uma pesquisa (na net) em inglês para termos certeza que a denúncia escatológica não seria uma ‘vendeta’ de algum chileno enlouquecido

Não é. Eis os títulos de algumas matérias que achamos: Whale Meat Is Being Dumped In The Ocean And Used As Dog Food; Norway’s Whale Meat Industry Has Gone to the Dogs; Minke whale meat sold as dog food in Norway.

E et cetera.

Só?

Não, tem mais…

PUBLICIDADE

Noruega usa os oceanos como lixões

A Noruega é recorrente em vários casos. Trata-se de um dos únicos quatro países, Japão, Islândia, e Dinamarca (Ilhas Faroe)  são os três outros, que ainda caçam cetáceos. Mas não é só…

Milhares de toneladas de rejeitos de minas são jogados no mar, diariamente, mundo afora. Não existem tecnologias capazes de eliminar cem por cento os rejeitos.

Algumas minas, colossais em tamanho, abrem enormes crateras para delas extraírem sua produção. Em consequência, produzem toneladas de rejeitos tóxicos.

Como tratá-los e descartá-los?

Imagem do sistema de rejeitos de minas DSTP
É assim que a Noruega descarta rejeitos. Direto em Fijords.

Muitas  minas usam o sistema Deep-Sea Tailings Disposal (DSTP), ou ‘sistema de eliminação submarina de rejeitos’. Imensos tubos submarinos, com até 4 pés de diâmetro que emporcalham o mar…

Campanha Save the Fjords

A Noruega é o país com mais minas a utilizar este sistema repulsivo de eliminação de poluentes. Os resíduos são jogados em fiordes  intocados.

Imagem e protesto nas ruas de Oslo
Noruegueses protestam contra despejo de rejeitos no mar (Foto: EcoWatch)

Isso provocou reação da população que, em conjunto com a ONG Amigos da Terra, iniciou a campanha Save the Fjords.

Há algo de podre no reino da Dinamarca (país que também mata baleias). Mas, a imoralidade na vizinha Noruega, é uma depravação muito pior.

Imagem de abertura: baleia minke, https://www.rorqual.com

Fontes: https://ccc-chile.org/2021/10/25/ecocidio-noruego-matar-ballenas-para-hacer-comida-de-perros-o-botarlas-como-deshechos-marinos/?fbclid=IwAR1hdbdWihPeURpw2bV2tz8XytfxE-M-gRCPHkXCIyeFlQhHOYTJlrkooyI; https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/02/09/acao-coletiva-leva-caso-hydro-no-para-a-justica-holandesa.ghtml.

Processo contra Vale, STJ confirma: só negros e pobres vão pra cadeia

Comentários

3 COMENTÁRIOS

  1. Vergonha….mas a “civilizada” Dinamarca…mata golfinhos encurralando_os e matando aos milhares nas ilhas Faroe….ah…mas segundo os “civilizados”….trata_se de fenômeno cultural….ah tá…..

  2. A música antiga do Roberto Carlos, acredito anos 70, retratava a matança às baleias e hoje a música ecoa como que nada mudou ! Esses países europeus vem cantar de galo aqui em nosso território, acusando o Brasil de desmatamento, de extinção de animais nativos de nosso país e esquevem de olhar o prório [email protected] ! Repudio a estes países ! Lamentável !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here