Morte de peixes em Noronha preocupa ambientalistas

0
1359
views

Morte de peixes em Noronha preocupa ambientalistas

Morte de peixes: analistas ambientais do Instituto Chico Mendes acreditam que vários fatores podem estar contribuindo para a morte dos peixes.

Nos últimos dias moradores e ambientalistas de Fernando de Noronha registraram a morte de peixes conhecidos como cangulo preto (Melichthys niger) em nível acima do normal. Os cangulos foram encontrados nas praias do Sueste e Caieira.

“Após uma chuva forte notamos a morte dos peixes”

“Todos os anos após uma chuva forte notamos a morte dos peixes. Eu acredito que eles se alimentam da salsa do mangue. Ela transbordou.  Eles acabam se intoxicando”, afirmou Jonne Maciel , guia turístico que trabalha no Sueste.

ambientalistas recolhem peixes mortos

Peixes encontrados na Praia da Caieira (Foto: Ana Clara Marinho)

Vistoria na Praia da Caieira

O engenheiro de pesca, Léo Veras, fez uma vistoria na Praia da Caieira, próximo a casa dele. O morador contabilizou mais de 30 peixes mortos, a maioria cangulo. “Eu moro aqui há 24 anos e sou frequentador assíduos da Caieira. Nunca vi tanto cangulo preto morto, é muito estranho”, disse o engenheiro.

morte de peixes
Cangulo encontrado morto no Sueste (Foto: Ana Clara Marinho)

Ingestão de salsa não é  suficiente

Veras prefere não opinar sobre os motivos da morte dos cangulos. “Pra mim a teoria do contato com a água doce ou ingestão de salsa não são explicações suficientes. Eu prefiro não arriscar o motivo”, falou.

morte de peixes, imagem de peixes mortos em praias de fernando de noronha
Morte de peixes. Os peixes estão em estado de decomposição e o mau cheio é forte (Foto: Ana clara Marinho)

Os analistas ambientais do Instituto Chico Mendes, órgão responsável pelo Parque Nacional Marinho, estão estudando a situação. O primeiro a investigar  foi Tadeu Oliveira, chefe do Departamento de Fiscalização do Parnamar. “Eu notei um número anormal da peixes mortos, os moradores me informaram que o fato se repete quando o mangue transborda”, contou Tadeu, que encaminhou o caso para o chefe de Pesquisa do Parque, Eduardo Macedo.

Ambientalistas do Chico Mendes analisam morte de peixes
Eduardo Macedo e Tadeu Oliveira, do Chico Mendes (Foto: Ana Clara Marinho)

Anomalia térmica

O pesquisador do Chico Mendes acredita que vários fatores podem estar contribuindo. ”Esses dias notamos o fenômeno do aquecimento da água, o que chamamos de anomalia térmica. Este fato, somado a ocorrência  da  água doce e poluída, que escorre da chuva, podem ter causado a morte dos cangulos, mas esta é uma possibilidade, estamos investigando”,  revelou Eduardo.

morte de peixes, imagem de ambientalistas recolhendo peixes mortos em fernando de noronha
morte de peixes. Os peixes foram recolhidos para análise (Foto: Ana Clara Marinho)

O Instituto Chico Mendes solicitou o apoio do Departamento de  Vigilância em Saúde do Distrito. Na tarde desta terça (22), fiscais do Parque Nacional e profissionais da Vigilância recolheram peixes para análise. “Vamos enviar  o material recolhido para o Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife. Eu acredito que até o final desta semana devemos ter o resultado os exames e saber o motivo”, disse Fernando Magalhães, coordenador da Vigilância.  ”Eu não arrisco o motivo da morte, prefiro esperar a análise”, finalizou o coordenador.

morte de peixes - pessoal de Noronha em operação
A operação contou com o pessoal do Parque e da Vigilância (Foto: Ana Clara Marinho)
morte de peixes, imagem de peixe morto
Morte de peixes. Os peixes apareceram nos últimos dias (Foto: Ana Clara Marinho)
morte de peixes associado ao mangue de Noronha
O fenômeno é associado ao mangue (Foto: Ana Clara Marinho)

 

Fonte: G1 Pernambuco

Santuário de tubarões em Fernando de Noronha

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here