Moreia: conheça o peixe malcompreendido dos recifes
Definitivamente, simpática a moreia não é. Concordo. À primeira vista, assusta mergulhadores nos recifes. Territorialista, costuma espreitar com a cabeça para fora e a boca escancarada — como se dissesse: “Ei, fique longe daqui!” Mas, apesar da pose, raramente é agressiva. E aí nasce o estigma.
As moreias são solitárias. Acredita-se que sejam poligínicas — machos e fêmeas se relacionam com vários parceiros. Mas como são furtivas, o comportamento de acasalamento ainda é pouco conhecido. Até hoje, só uma reprodução foi registrada em cativeiro.

Trata-se de um peixe ósseo, estigmatizado e mal compreendido.

Criaturas longas e esguias, parecidas com cobras
Antes de tudo, uma curiosidade, como criaturas longas e esguias conseguem enfiar presas grandes em suas bocas sem usar patas ou garras?
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperança
Segundo a NSF.gov, um novo estudo explica a estratégia. A espécie usa dois conjuntos de mandíbulas para capturar e engolir suas presas — uma adaptação rara entre os peixes.
Esses animais podem crescer bastante. De acordo com o Subocea.com, a maioria das moreias mede entre 80 e 120 cm. No entanto, algumas espécies passam de 3 metros. A moreia-javanesa, por exemplo, pode pesar até 40 kg, segundo o site Trizily.com.
PUBLICIDADE

A família das moreias
Existem mais de 200 espécies de moreias, distribuídas em 15 gêneros. São facilmente reconhecidas pela aparência que lembra uma serpente. Passam a maior parte do tempo escondidas entre rochas e fendas nos recifes.
Elas pertencem à ordem dos anguiliformes — peixes de corpo alongado, como as enguias. Não possuem escamas.
Leia também
Importância de descobertas sobre sexo entre tubarõesFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueRegaleco: o “peixe do apocalipse” que pode chegar a 11 metrosElas têm uma barbatana dorsal contínua, que se estende até as regiões caudal e anal. Por isso, muitas parecem ter um “moicano”. Também se diferenciam da maioria dos peixes pela ausência de barbatanas peitorais.

Além disso, o corpo da moreia é coberto por uma camada de muco. Em algumas espécies, esse muco é tóxico e serve como proteção contra abrasões, sendo produzido por células especializadas.
Visão
As moreias enxergam mal. Mas compensam essa deficiência com a quimiorrecepção — a capacidade de detectar substâncias químicas na água, o que as ajuda a localizar presas com precisão.

As moreias também têm narinas grandes, o que aumenta a sensibilidade aos odores ao redor. Como são animais noturnos, a visão não é prioridade para elas.
Ritual de caça com garoupas
Em alguns casos, a moreia e a garoupa caçam juntas. Quando a garoupa avista uma presa escondida e não consegue alcançá-la, balança a cabeça com força. Esse gesto sinaliza que precisa da ajuda da moreia para alcançar o esconderijo.

A moreia, por sua vez, entra nas fendas e captura a presa. Mas, se o animal tenta fugir, pode acabar virando almoço da garoupa.
PUBLICIDADE
Corpo colorido
Por fim, vale destacar que as moreias são bastante coloridas. Podem ser pretas, cinzas, marrons, amarelas, verdes, azuis, laranjas ou até brancas. Muitas têm listras, manchas ou padrões variados.
E um detalhe curioso: a famosa moreia verde, na verdade, é marrom. Parece um contrassenso, mas é o muco que cobre seu corpo que dá a aparência esverdeada.
Camuflagem
Como os polvos — que inspiraram engenheiros a criar materiais flexíveis que mudam de cor — ou os cavalos-marinhos, algumas moreias também conseguem alterar a coloração do corpo para se camuflar melhor.
Essa habilidade de mudar de cor é chamada de mimetização. Mais uma estratégia eficiente da natureza para proteger e surpreender.
Moreia: peixe que muda de sexo
A moreia-de-fita (Rhinomuraena quaesita) apresenta outro traço fascinante: muda de sexo ao longo da vida. Todos os juvenis nascem machos. Mas, quando atingem cerca de 95 cm, se transformam em fêmeas — e passam a ter coloração amarela.

A moreia-dragão
Entre as espécies mais curiosas está a moreia-dragão, também chamada de moreia-do-Japão. Seu visual exótico e coloração vibrante a torna uma das mais impressionantes.

Distribuição dos animais
As moreias vivem em praticamente todos os oceanos, mas são mais comuns em águas tropicais e temperadas. A maioria habita o mar, embora algumas espécies também apareçam em ambientes de água doce ou salobra.
PUBLICIDADE
Reprodução
As moreias se reproduzem por fertilização ovípara — ou seja, fêmeas e machos liberam óvulos e espermatozoides diretamente na água, em um processo conhecido como desova.
Cada fêmea pode liberar cerca de 10 mil ovos por vez. Depois da fertilização, os ovos viram larvas e passam a fazer parte do plâncton. A partir daí, enfrentam uma dura luta pela sobrevivência em mar aberto, levadas pelas correntes.
Por último podem ser avistadas em todo o mundo, mas, são mais comuns em águas tropicais e temperadas. A maioria é encontrada no mar, contudo, algumas têm habitat em água salobra ou doce.

Depois de cerca de um ano, as larvas crescem o suficiente para nadar até o fundo do mar. Lá, passam a se esconder entre as rochas. A expectativa de vida das moreias varia entre 10 e 40 anos.
Quem preda a moreia?
Poucos animais conseguem caçar uma moreia. Os principais predadores são garoupas, barracudas, tubarões e, claro, os seres humanos.
Seres humanos e a pesca de moreias
Embora os humanos pesquem moreias em algumas regiões, a maioria tem pele tóxica, que pode até matar. Por enquanto, elas não estão ameaçadas de extinção. No entanto, a pesca excessiva pode reduzir sua população e afetar o comportamento de outras espécies nos recifes — onde a moreia tem papel ecológico importante.
Alimentação
As moreias são carnívoras e caçam por emboscada. Ficam escondidas, esperando a presa passar para atacar com precisão. Comem peixes, moluscos e crustáceos. Em alguns casos, já capturaram até tubarões juvenis.
PUBLICIDADE
A boca aberta quer dizer que vai morder?
Não. Ao encontrar uma moreia entocada, ela quase sempre está com a boca aberta. Mas isso não significa que vai atacar.
Na verdade, é assim que ela respira. O movimento da mandíbula ajuda a bombear água pelas guelras — uma necessidade vital, não uma ameaça.

Manter a boca aberta é essencial para a respiração. É assim que os animais deixam a água entrar e passar pelas brânquias.
Quem pesca a moreia?
Segundo o site Trizily.com, moradores do Mediterrâneo pescam moreias desde a Antiguidade. Por outro lado, a aparência incomum do animal alimentou muitos mitos e lendas entre os povos costeiros.
Atualmente, a pesca comercial da moreia não é comum.
Este vídeo é sensacional!
Imagem de abertura: www.eleau.org.










Uma pena que muitos mangues do Brasil estão sendo destruídos pela ocupação humana e pela poluição, acarretando um dano irreversível nas populações de moreias e outros seres vivos.
A moreia é iguaria por demais apreciada pelos nativos da cidade de Icapuí, no Estado do Ceará. Geralmente, faz-se churrasco de moreia. A iguaria tem um cheiro forte, mas sua carne é bem apreciável.
Muito completo. Valeu muito a leitura