Amazônia: paisagem homogênea e biodiversidade

0
443
views

Amazônia: paisagem homogênea e biodiversidade

A floresta mais biodiversa do mundo apresenta uma paisagem homogênea. É o que descobriu uma força-tarefa que reuniu mais de cem pesquisadores e mapeou as árvores de toda a bacia Amazônia. Eles contaram em 1.170 diferentes pontos da Amazônia, 4.962 espécies. A contagem revelou que a floresta tem aproximadamente 16 mil diferentes espécies de árvores. Apesar da quantidade total,  somente 227 (ou 1,4% do total) respondem por metade das árvores da floresta. Por isso amazônia: paisagem homogênea e biodiversidade.

Amazônia: paisagem homogênea e biodiversidade, imagem de paisagem da amazônia

Igapó ao longo do rio Jaú, no Parque Nacional do Jaú, na região central da Amazônia brasileira.

Os seis milhões de km² da bacia amazônica tem cerca de 390 bilhões de árvores

Pelos cálculos dos pesquisadores, os seis milhões de km² da bacia amazônica tem cerca de 390 bilhões de árvores. O trabalho, divulgado pela revista Science mostra que o todo da vegetação se segura nesse conjunto muito pequeno de espécies, enquanto a maior parte delas ocorre de modo muito restrito e endêmico. 36% das espécies (5.800) são extremamente raras, com populações com menos de mil indivíduos. Juntas elas respondem por somente 0,0003% de todas as árvores da Amazônia.

Entre as mais comuns estão espécies bastante simbólicas do Brasil, como a castanha do Pará, o cacau, a seringueira e o açaí. Não à toa, são estas as árvores mais cultivadas pelas populações nativas. E as que têm maior uso econômico.

Os dados são importantes para esforços de conservação e também para estudos sobre como o bioma pode ser afetado pelas mudanças climáticas . É a primeira vez que se consegue fazer um levantamento tão amplo. Antes dele os cientistas nem sequer sabiam quais eram as espécies mais comuns.

Por Giovana Girardi.

Mas a Amazônia ainda tem muitas riquezas. Durante Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi estimada que a Amazônia tem um oceano subterrâneo. A reserva de água tem volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos.

Saiba mais sobre o oceanos subterrâneo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here