Mar Sem Fim chega à academia. Saiba por que

0
734
views

Mar Sem Fim chega à academia

Mar Sem Fim chega à academia. Descontente com “o fracasso das políticas ambientais do governo Lula”, João Lara Mesquita ouve as vozes de sua batalha pela preservação da zona costeira ecoarem alto. Pouco mais de quatro anos depois do início de uma expedição  a série Mar Sem Fim (Lua Music) é lançada  em caixa com quatro DVDs. São cerca de sete horas de filmagens.

Mar Sem Fim chega à academia, imagem de caixa de DVDs das viagens do mar sem fim
Esgotado nas lojas.

Mar Sem Fim chega à academia: rio Oiapoque (na Região Norte) ao Chuí (Região Sul)

A viagem percorreu toda a costa. Do Rio Oiapoque ao Chuí. Ela havia sido exibida entre 2005 e 2007, pela TV Cultura, no formato de 90 documentários de 30 minutos.

Os livros…

No ano passado, os dois volumes do livro O Brasil Visto do Mar Sem Fim, foram  indicados para o Prêmio Jabuti, categoria Reportagem.

Continuo batalhando para chamar a atenção da população para a importância da zona costeira. Tentei mostrar que o litoral tem cultura, tradição, folclore. Uma beleza cênica feita pela natureza, que demorou milhares de anos para se formar, e que há tempos as pessoas ignoram e destroem.

Mar Sem Fim chega à academia, imagem dos livros O Brasil Visto do Mar Sem Fim
Lançado pela editora Terceiro Nome, foi indicado ao Jabuti, categoria reportagem em 2008.

 Série produzida originalmente para a TV Cultura

A série teve de abdicar de uma proposta mais artística para optar pela espontaneidade. E a crueza da realidade no impacto ambiental. E no abandono das populações ribeirinhas e de pescadores. Como o programa era exibido toda semana, a equipe, na luta contra o relógio, retratou da maneira mais natural possível.

Nós não nos prestaríamos a entrar no mato vestindo terno e usando gomalina no cabelo. Além de soar falso, nós não tínhamos tempo, não podíamos esperar o sol sair para fazer imagens mais produzidas

Mar Sem Fim chega à academia

A intenção de divulgar seu apelo começa a colher frutos no meio acadêmico. Professores de universidades federais já solicitaram cópias. Antonio Carlos Diegues, do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (Procam), da Universidade de São Paulo, pretende apresentar a série para seus alunos no primeiro semestre de 2010. “O documentário permite que possamos estudar a costa litorânea pelo ponto de vista de um observador muito atento, que foi além dos especialistas, com um olhar crítico. Isso é muito raro”, observa Diegues.

No Ceará…

No curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, o professor Jeovah Meireles, além de utilizar Mar Sem Fim como material didático já neste semestre, pretende levar os alunos a alguns locais retratados nas filmagens. “Vamos exibir trechos, promover debates e levar os estudantes a campo para discutir questões levantadas pela série”, comenta Meireles.

TV Bandeirantes, o próximo trabalho

Nos mesmos moldes de Mar Sem Fim, João Lara Mesquita já acertou com a TV Bandeirantes uma nova série de  documentários. Na expedição, agora não mais a bordo de um veleiro, mas de um barco motorizado, o jornalista percorrerá a costa argentina, os canais patagônios e a Antártica.

Os documentários de uma hora cada um serão exibidos às segundas-feiras de janeiro e fevereiro de 2010. “Já estamos discutindo detalhes da produção. Pelos meus cálculos, serão de 7 a 8 mil milhas em apenas 3 meses”, comenta Mesquita.

Lucas Nobile

O Naufrágio do Mar Sem Fim

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here