Novas espécies de esponjas são descobertas no Brasil

0
2845
views

Novas espécies de esponjas são descobertas no Brasil

Mais de cem novas espécies de esponjas são descobertas no Brasil.  As coletas foram feitas no litoral do Rio de Janeiro. São exemplares da subclasse Calcaronea, a mais numerosa entre as esponjas calcárias, com mais de 75% das espécies já conhecidas.

novas espécies de esponjas no Brasil

A bióloga Fernanda Azevedo conta que a expectativa era descobrir pouco mais de dez novas espécies durante o estudo, mas o número ultrapassou as expectativas.

novas espécies de esponjas no Brasil

Coletas em  São Sebastião, litoral norte de São Paulo

Outras coletas também foram realizadas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Elas trouxeram nove espécies novas. Na Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, foram seis novas esponjas calcárias.

A intenção do trabalho é produzir um mapa de distribuição das espécies de esponjas calcárias. Em seguida definir áreas prioritárias para a conservação.

novas espécies de esponjas no Brasil

O estudo teve o financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Ele também  encontrou  duas espécies não nativas do Brasil.

nova esponja no Brasil

Os pesquisadores aguardam a publicação de artigos científicos para descrever as novas espécies . A equipe já enviou  uma carta ao ICMBio, para ajudar no plano de manejo da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here