Limpeza subaquática, conheça a maior do mundo

1
1278
views

Limpeza subaquática, conheça como foi a maior do mundo

No dia 16 de junho, na praia de Deerfield, no sul da Flórida, um grupo de 663 mergulhadores entrou para o Guinness World Record como o maior número de pessoas a praticarem limpeza subaquática do mar em um só lugar, ao mesmo tempo. Este é o tipo de recorde que deveria ser quebrado o tempo todo. E a façanha também teve um efeito positivo para o ambiente: muito material retirado do fundo do mar. Foram coletados mais de nove mil resíduos, a maior parte de plástico, e itens de chumbo usados na pesca por mergulhadores participantes de várias partes do mundo. Sabe-se hoje que peixes, pássaros e mamíferos marinhos estão morrendo por ingestão de plástico. Países mundo a fora lutam para banir o plástico. E a África faz bonito enquanto o Brasil patina.

Materiais retirados do mar. Foto, CNN.

700 quilos de lixo retirado dos oceanos  em duas horas

Foram recolhidos cerca de 700 quilos de lixo retirados dos oceanos, em duas horas de mergulho. A ação foi organizada pela loja de mergulho “Dixie Divers” e pela Deerfield Beach Women’s Club.

A maior limpeza subaquática do mundo, imagem Dixie Divers.

Esta foi a 15ª limpeza e a área que os mergulhadores limparam tem muita vida marinha, mas também é uma região bastante frequentada por pescadores. Esta é a razão  por ter sido retirado tanto material de pesca, como linhas e principalmente iscas de chumbo. Todo o material será encaminhado para a reciclagem pela prefeitura da cidade. O recorde anterior de limpeza subaquática tinha sido alcançado em 2015 por 614 mergulhadores no Mar Vermelho, no Egito

Limpeza subaquática e as praias brasileiras

No Brasil ainda não temos estimativas gerais de limpeza subaquáticas. Mas temos uma média dos principais itens encontrados em limpeza de praias pelo país. A grande maioria do material coletado, claro, é plástico. O levantamento foi feito com base nos mutirões de limpeza da Semana Mares Limpos de 2017, movimento organizado pela ONU Meio Ambiente em parceria com o Instituto Ecosurf.

Dá uma olhada na lista:

  1. FILTROS DE CIGARRO 49.994 unidades
  2. TAMPAS DE GARRAFA PET 9.938 un
  3. CANUDOS 9.938 un
  4. GARRAFA PLÁSTICA 7.041 un
  5. SACOLA PLÁSTICA 6.782 un
  6. EMBALAGENS PLÁSTICAS 5.590 un
  7. COPOS E PRATOS PLÁSTICOS 4.840 un
  8. GARRAFAS DE VIDRO 2.409 un
  9. PEDAÇOS DE ISOPOR 2.100 un
  10. TALHERES PLÁSTICOS 1.313 un

Fontes: https://exame.abril.com.br/mundo/mergulhadores-quebram-recorde-mundial-em-limpeza-subaquatica/; https://edition.cnn.com/2019/06/16/us/divers-largest-underwater-cleanup-record-trnd/index.html.

Imagem de abertura: Dixie Divers

Sopa de barbatana de tubarão: crime prossegue

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

  1. Importante registro.
    Estou nesta semana na costa alagoana, e é impressionante a quantidade de lixo que encontramos nas praias, especialmente nas áreas de mangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here