❯❯ Acessar versão original

José Truda Palazzo Jr., 40 anos de serviços prestados

José Truda Palazzo Jr., 40 anos de serviços prestados ao meio ambiente

Em maio nosso amigo completa 40 anos de serviços prestados ao meio ambiente. O Mar Sem Fim o considera o mais competente e íntegro ambientalista brasileiro. Truda, como é mais conhecido, tem até verbete da Wikipedia. Em sua abertura,  o site assim o apresenta: “José Truda Palazzo Jr(Porto Alegre, 28 de julho de 1963). Foi fundador e principal força motriz durante 27 anos do Projeto Baleia-franca,  que tem como objetivo a proteção da  Baleia-franca. Tendo integrado delegações oficiais brasileiras aos tratados internacionais de meio ambiente, foi perseguido e hostilizado pelos governos do PT, que tentaram sem sucesso impedir a continuidade de sua militância. Além disso, Truda tem trabalhado em várias iniciativas de proteção ao meio ambiente, principalmente áreas protegidas e biodiversidade marinha. Tornou-se um respeitado e conhecido ambientalista.”

imagem de José Truda Palazzo Jr.
José Truda Palazzo Jr., arquipélago dos Arvoredos, SC

O início

Truda começou a militância ambiental com 15 anos, em 1978, inspirado por ativistas como José Lutzemberger e Augusto Carneiro, na Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.

A primeira ação foi na campanha nacional para banir a caça às baleias no Brasil. Para tanto, juntou-se a outro ícone do ambientalismo brasileiro, o Almirante Ibsen Gusmão Câmara. Objetivo atingido em 1985 durante o Governo Sarney que, finalmente, proibiu a caça aos cetáceos no país.

Algumas vitórias de José Truda Palazzo Jr.

1985: entra na batalha para a criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Mais uma vitória, alcançada em 1988. Um ano depois, morando em Florianópolis, e à frente da International Whalling CommissionTruda auxilia o IBAMA na criação do Centro de Resgate de Fauna de Florianópolis.

Em 1992 consegue a decretação da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim. Neste mesmo período, 1991/92, teve breve passagem pela Secretaria de Meio Ambiente da Presidência da República, então chefiada por Lutzemberger.

Truda representando o país em fóruns internacionais. (Foto:josetruda.wordpress.com)

Finalmente, em   1999, coordena a proposta de criação da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, decretada em 2000. Coordenou, também para o governo brasileiro, a redação da proposta do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, em exame na CIB, e de criação do Santuário Nacional de Baleias e Golfinhos, decretado em 2008.

PUBLICIDADE

Desgoverno Lula e José Truda Palazzo Jr.

Por sua competência, Truda foi convidado como membro regular da delegação oficial do Brasil à Comissão Internacional da Baleia (CIB) onde foi Chefe da Delegação Científica e Vice-Chefe da Delegação Plenária.

Tudo caminhava bem até que Lula assumiu. Inconformado com a corrupção e desgoverno, Truda não poupou críticas ao PT. Em retaliação, foi removido de sua função.

Quando Truda ‘foi saído’ do governo Lula, a jornalista Afra Balazina publicou matéria no Estadão onde fez uma entrevista com o ambientalista. O Mar Sem Fim resgata algumas perguntas e respostas:

A saída do Projeto Baleia Franca

Afra: O que levou à sua saída do Projeto Baleia Franca?

Truda: A gente vinha num processo de desgaste interno bastante grande, desde que o Ministério Público de Tubarão (SC) resolveu perseguir o projeto, alegando que nosso patrocínio da Petrobrás era irregular…dos 27 anos do projeto, não tivemos patrocínio por 22 anos.”

Afra: Boa parte do trabalho foi feito com dinheiro dos seus pais?

Truda: Sim, com a minha mãe colocando os aneizinhos dela no prego da Caixa Econômica Federal.

Afra: Como avalia a atuação do governo Lula na área ambiental?

PUBLICIDADE

Truda: No governo “Lula Rousseff”, principalmente neste segundo mandato, nós estamos vendo uma desconstrução da política ambiental no Brasil que não tem precedentes. E é preciso criar estratégias para evitar que 20, 30 anos de avanço sejam postos fora por um governo que só quer agradar empreiteira e agronegócio.

Projeto Baleia franca, mais uma criação de Truda.

Só isso já mostra o caráter deste guia e amigo.

“Um encrenqueiro a menos no front ambiental”

O seu afastamento pelo PT provocou o artigo de Marcos Sá Correia, publicado no Estadão, cujo título reproduzimos acima. Mas nem isso abalou seu entusiasmo.

Entre uma crítica e outra aos governos Lula e Dilma, em 2010 Truda junta-se ao empresário e mergulhador Paulo Guilherme “Pinguim” para fundar o projeto Divers for Sharks – Mergulhadores pelos Tubarões

Ele visa mobilizar a comunidade internacional do Mergulho pela conservação desses animais essenciais ao equilíbrio ecológico dos oceanos.

“A Banânia Fundídia”

É desta forma que Truda responde quando o País, devido às baixarias inomináveis do poder Legislativo, ganha as manchetes mundiais pelo recorde de escândalos de corrupção, ou atitudes pusilânimes do Executivo ou Judiciário.

O ‘encrenqueiro’ não se conforma. E escreve nas redes sociais sobre tais assuntos, denominando o país por este nome: ‘Banânia Fundídia.’

PUBLICIDADE

Livros e prêmios

Truda é autor de mais de uma dezena de livros sobre seu tema de preferência, entre os quais destacamos, A Caça de Baleias no Brasil (Ed. AGAPAN, 1983, em co-autoria com L.A. Carter); Guia dos Mamíferos Marinhos do Brasil (Ed. SAGRA, 1988, em co-autoria com Maria do Carmo Both, primeiro guia sobre esses animais publicado no Brasil); A Natureza no Jardim: Um Guia Prático de Jardinagem Ecológica e Recuperação de Áreas Degradadas (Ed. SAGRA, 1988, em co-autoria com Maria do Carmo Both, atualmente em sua quinta edição); e Amazônia: Paraíso das Águas (Ed. Cultura Sustentável, em co-autoria com Fernando Clark), 2016.

Alguns prêmios: 1984 recebe o WhaleSaver Certificate da Connecticut Cetacean Society, EUA; 1986, o título de Protetor do Verde Público outorgado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre; 2014, é nomeado Embaixador Cultural e Ambiental de Yap, na Federação da Micronésia, pelo Manta Ray Bay Resort/Yap Divers, com quem colabora na conservação das raias-manta.

O Mar Sem Fim e José Truda Palazzo Jr.

Este site foi criado quando fizemos a primeira viagem pela costa brasileira, entre 2005 – 2007. Na ocasião conhecíamos Truda por referências em artigos e matérias na internet. Já o admirávamos pela competência e coragem de falar o que precisa ser dito.

E sem meias palavras, como ele faz constantemente. Durante nossa descida da costa marcamos vários encontros que acabaram não se realizando por problemas de agenda. Mas depois, sim, nos encontramos finalmente.

E ficamos espantados com o brutal conhecimento, a vontade de trabalhar, e a coragem de dizer o que pensa.

Resumindo os resultados do encontro com o Mar Sem Fim

Truda foi talvez a peça mais importante para a mudança de patamar da proteção marinha no Brasil. Juntos, fizemos uma vitoriosa campanha, da qual participaram outros ambientalistas como Fábio Feldmann, Roberto Klabin (SOS Mata Atlântica), Angela Kuczach e outros.

O presidente Temer percebeu o alcance do projeto e não vacilou: assinou um decreto criando  duas imensas áreas marinhas protegidas, fazendo com que o Brasil saísse dos míseros 1,5% de proteção, para 25%!

PUBLICIDADE

O primeiro artigo de Truda como colaborador do site Mar Sem Fim foi sobre este assunto.

Algumas pérolas de José Truda Palazzo Jr.

Entrevista dada ao site defensoresdosanimais.wordpress.com (mas a grande maioria abaixo inseridas foi pinçada do site O Eco, do qual era colaborador).

Pesca da baleia

Os pescadores japoneses, tradicionais defensores da pesca predatória das baleias, argumentam que a carne de cetáceo faz parte da dieta do país e que a presença excessiva de baleias-minke representa uma ameaça ecológica, pois reduz as povoações dos peixes que lhes servem de alimento. Como o sr. analisa este posicionamento do Japão?

Truda: “Trata-se de uma das mais escandalosas idiotices já ditas sobre a vida nos oceanos. Mas serve bem tanto aos baleeiros como aos industriais da pesca predatória, esses sim responsáveis pelo verdadeiro estupro dos oceanos…”

Sobre a decisão de Dilma, em 2015, quanto a liberação de espécies proibidas na pesca

“Enquanto um avião solar dá a volta ao mundo, o atual regime lança metas climáticas inócuas e suspende a proibição de pesca de espécies ameaçadas.”

Sobre o fim das estatísticas de pesca no Brasil

“Cartório de interesses que dominam a pesca industrial no Brasil, ministério comeu os números que mostram o massacre dos peixes.”

Sobre a morte do ativista Augusto Carneiro…

… e a ‘coragem’ de grande parte dos ‘ambientalistas’  brasileiros (entre aspas porque se trata daquela vasta maioria, acomodada com seus patrocínios, e sem vontade de irem à luta).

PUBLICIDADE

“Apenas a morte para calar Augusto Carneiro, cuja voz fará falta num momento em que ditos ativistas optam por calar-se por conta própria”

Marina Silva

Sobre Marina Silva ao adotar, e arrastar o Partido Verde para, uma postura de “independência”  para o segundo turno das eleições presidenciais:

Foi lamentável decisão de Marina Silva e do Partido Verde de posar de “neutros” nessa fase crucial das eleições, advogando uma falsa “independência”.

Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente

“As semanas que passaram, com nosso Minc-nistro centrando seus shows de colete na já falida e insuficiente Conferência de Copenhague sobre o clima, mostrou que Minc aprendeu rápido – e infelizmente muito bem – a fazer o papel de ventríloquo das barbaridades palacianas.”

Lula da Silva:

“O presidente Lullão Metralha, estou certo, não sabe onde ficam as Maldivas. Nem precisa, já que com a entronização definitiva do estilo anarfa-fashion como modelo de liderança e (des)governo, as leituras básicas como Geografia devem estar sendo abolidas nos corredores brasilienses.”

E, finalmente, Dilma Roussef

“A posição do (des)governo Lulla Roussef para o clima baseia-se no seguinte: – promover o aumento das emissões no Brasil pelo apoio oficial ao desmatamento, ajudando a acabar com o Código Florestal, facilitando a titulação de terras dos grileiros na Amazônia, ampliando por incentivos a emissão automotiva individual e deixando de incentivar energias alternativas como eólica e solar em favor daquelas que enriquecem empreiteiros como hidro e termelétricas, há anos brandindo para tanto a mentira alarmista do “apagão”.

Fontes: www.marsemfim.com.br; http://www.oeco.org.br; https://defensoresdosanimais.wordpress.com/entrevistas/entrevista-jose-truda-palazzo-jr/.

Ilha de Páscoa, autodestruição, parábola de nossa época

Sair da versão mobile