Expedição no Polo Norte, conheça a maior

0
525
views

Expedição no Polo Norte, conheça a maior já organizada até hoje

(ilustração de abertura: wikitravels)

A notícia veio da BBC.com, e dá conta da maior expedição no Polo Norte já montada até hoje. Um navio de pesquisa alemão, de 120 metros de comprimento, o Polarstern, vai encalhar e flutuar pelo mar de gelo do Polo Norte. A viagem de 2.500 quilômetros começa em 2019 e deve durar um ano.

Os pesquisadores estão preocupados com o rápido sumiço da camada de gelo sob o Polo Norte. Com a expedição, eles esperam desvendar alguns dos mistérios que cercam a região. Em Janeiro deste ano foi registrada a menor quantidade de gelo no Polo Norte desde que começou a medição por satélite.

Expedição no Polo Norte, ilustração mostrando o gelo no polo Norte em 1980 e em 2012
Diferença brutal entre 1980 e 2012

A redução do gelo Ártico é maior que se pode prever

O professor Markus Rex, que coordenará o chamado projeto MOSAiC, declarou:

A redução do gelo do Ártico vem ocorrendo muito mais rapidamente do que os modelos climáticos podem prever, então precisamos de modelos melhores para ter previsões mais precisas para o futuro. Há uma previsão de que em poucas décadas o Ártico não tenha gelo no verão. Esse seria um mundo diferente e precisamos saber disso antecipadamente; precisamos saber se isto vai ou não ocorrer

Expedição no Polo Norte vai custar 63 milhões de euros (R$ 207 mihões)

A expedição será financiada pelo Reino Unido, Rússia, China e Estados Unidos, entre outros, segundo declarou Markus Rex, do Instituto Alfred Wegener. O navio usado na expedição, o Polarstern, é considerado uma enorme plataforma científica e sua lista de tarefas e objetivos faz os esforços anteriores na região parecerem pequenos. Markus Rex listou algumas de suas tarefas:

Vamos coletar amostras de água, gelo e ar, além de instalar acampamentos no mar gelado próximo ao Polarstern e a até 20-30 quilômetros de distância. E toda a instalação vai ficar à deriva pelo Ártico. Isto vai nos dar novas e fascinantes informações sobre o sistema climático

Expedição no Polo Norte, imagem do navio polar Polarstern
O Polarstern

Expedição no Polo Norte será complexa

A expedição será complexa. Está prevista a construção de uma pista de pouso no gelo para ajudar os cientistas durante a jornada. O navio polar será colocado no gelo marinho em meados de 2019, com a previsão de ser liberado um ano depois. Conheça sua rota prevista:

Expedição no Polo Norte

 Saiba mais sobre as mudanças climáticas, o Ártico e a pesca.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here