Conclusões do 5º relatório do IPCC, em vídeo

0
558
views

Conclusões do 5º relatório do IPCC, em vídeo

Conclusões do 5º relatório do IPCC: disponível em um documento de mais de duas mil páginas, o conteúdo da primeira parte do 5º Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) agora está mais acessível: em vídeo (em inglês) de menos de 10 minutos.

Conclusões do 5º relatório do IPCC, imagem de cidade alagada

Produzido pelo próprio IPCC

Produzido pelo próprio IPCC e divulgado durante a COP19 do Clima, o filme resume as principais conclusões do Grupo de Trabalho 1. Foi ele que estudou as bases científicas das mudanças climáticas. Entre elas, a certeza de que:
– o aquecimento global é real e atingiu níveis sem precedentes.
– o homem tem participação importante nesse fenômeno.
– a única maneira de estancá-lo é reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. Caso contrário podemos chegar ao final do século com aumento médio da temperatura do planeta de até 5,8ºC.

Vídeo tem depoimentos de cientistas

O vídeo tem depoimentos de alguns dos 259 cientistas envolvidos na elaboração da primeira parte do relatório. Além de comentar o conteúdo do documento, os especialistas falam a respeito do seu processo de elaboração. E da evolução das previsões climáticas.

O IPCC ainda pretende lançar outros três vídeos ao longo do ano de 2014, que resumam as principais ideias dos outros dois Grupos de Trabalho do AR5 – que estudam impactos, adaptações, vulnerabilidades e mitigação das mudanças climáticas. E da síntese completa do relatório, que deve ser divulgada em outubro.

Confira, abaixo, o vídeo que reúne as principais conclusões da primeira parte do AR5.

English - Climate Change 2013: The Physical Science Basis

Débora Spitzcovsky.

Espécies curiosas de tubarão, conheça

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here