VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)

0
377
views

VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC)

VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. O tema deste ano do VII CBUC foi “Áreas protegidas: Um oceano de Riquezas e Biodiversidade”.

Angola, Peru, Paraguai e Brasil

Aconteceu no final de setembro o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal/RN, com discussões importantes sobre metas a cumprir até 2015 para proteger os oceanos.  Durante os quatro dias de trabalhos foram apresentadas experiências de unidades de conservação de Angola, Peru, Paraguai e Brasil. Cerca de mil participantes lotaram os auditórios do Centro de Convenções neste evento promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Caminhos para atingir as metas

Os caminhos para atingir as metas e a situação atual de conservação marinha e terrestre foram discutidos durante simpósios em quatro áreas: Áreas naturais protegidas: gestão para resultados; Proteção para a Diversidade Marinhas;  Negócios e áreas protegidas;  Planejamento na escala de paisagens e unidades de conservação.

VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação , imagem do atol das rocas
Atol das Rocas, primeira área marinha protegida do Brasil

Moções sobre o tema da conservação

Foram votadas pela plenária moções sobre o tema da conservação a serem encaminhadas às autoridades competentes. Uma delas que pede ao Ministério de Meio Ambiente prioridade na criação de várias unidades de conservação marinha, entre elas Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Praia do Forte/BA e RVS de Arembepe/BA, duas unidades que se criadas serão importante instrumento para aumentar a proteção das áreas de reprodução para as tartarugas de pente (Eretmochelys imbricata) e cabeçuda (Caretta caretta) na Bahia.

Foz do São Francisco

E também o Refúgio de Vida Silvestre na Foz do Rio São Francisco, importante área para a proteção das tartarugas oliva (Lepidochelys olivacea) em Sergipe.

O movimento pela criação e implementação de unidades de conservação costeiras e marinhas no Brasil, teve início durante a Rio+20, e ganhou força no VII Congresso (CBUC). A plenária aprovou por unanimidade a Moção Pró-Unidades de Conservação Marinha no Brasil, apresentada em 24/09, pela SOS Mata Atlântica e assinada por 72 especialistas de todo o país, participantes do evento.

PUBLICIDADE

Unidades de Conservação (UCs)

Território com limites definidos pelo governo, que possui características naturais importantes e rica biodiversidade. Existem unidades de conservação de proteção integral e unidades de uso sustentável. Saiba mais sobre as UCs federais do Brasil.

Refúgio de Vida Silvestre (RVS)

Unidade de conservação de proteção integral com o objetivo de proteger ambientes naturais, onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Você sabia?

O oceano cobre 71% da superfície do globo e constitui mais de 90% do espaço habitável do planeta. Abriga os maiores animais que já viveram na Terra e bilhões e bilhões dos menores organismos conhecidos: há mais seres vivos no mar do que estrelas no universo. Fonte: Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica. (2012). Biodiversidade Marinha – Um oceano, muitos mundos de vida. Montreal, 77 páginas.

Proposta do Mar Sem Fim aos ambientalistas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here