Viagem do naufrágio: Atravessando o Drake – parte 1 – 9/3/2012

1
652
views

Viagem do naufrágio: Atravessando o Drake – parte 1 – 9/3/2012

Estamos fundeados na caleta Martial, uma baía bem abrigada, na ilha Herschel, que fica atrás do cabo Horn, o ponto extremo da América do Sul.

De Ushuaia até aqui fizemos escalas de um dia em Puerto Williams, depois Puerto Toro, ambas pequenas comunas chilenas situadas na ilha Navarino, até atravessarmos a baía Nassau, e chegar onde estamos, muito próximos do final da América do Sul.

Nossos meteorologistas indicam que a janela de tempo deve começar a se abrir neste sábado, a partir das 10hs da manhã.

Neste horário começaremos a navegar, rumo à ilha Melchior, na Península Antártica, 510 milhas depois do Cabo Horn. Devemos cobrir esta distância em cerca de 3 dias, navegando a uma média de 7 nós por hora.

Se a previsão se confirmar correta teremos um primeiro dia com ventos de no máximo 10, a 16 nós, de sudoeste. Não é nada demais. Vento fraco, na verdade.

As ondas, diz o prognóstico da Commanders Weather, devem ter entre 2 e meio a 3 metros, em períodos longos, na mesma direção do vento.

No segundo dia a situação melhora. O vento deve diminuir, assim como as ondas.

No terceiro e derradeiro, já perto da Península Antártica, teremos calmaria.

Vamos conferir. Neste sábado, às 10hs da manhã, iniciamos a travessia do Drake. Dá sempre um frio na barriga navegar neste mitológico pedaço de mar.

Antes do dia terminar mando outro relato contando sobre nosso primeiro dia.

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here