Acidificação dos Oceanos, entenda

0
674
views

Acidificação dos Oceanos, entenda

Nossas emissões de dióxido de carbno estão causando mudanças no clima. Mas o que pouca gente sabe é que o excesso de C02 na atmosfera também modifica a química dos oceanos mudando seu pH. Acidificação dos Oceanos, entenda o problema:

Oceanos absorveram 118 bilhões de toneladas de carbono

O relatório “Impacts of Ocean Acidification on Coral Reefs and Other Marine Calcifiers” indica que entre 1800 e 1994 os oceanos absorveram 118 bilhões de toneladas de carbono. Isto fez com que os oceanos, tradicionalmente alcalinos, se tornassem mais ácidos ao diminuir a concentração de íons carbonatos. Estes íons são usados por organismos marinhos para formar conchas e os esqueletos que os revestem.

Problema afeta os corais, o mais importante ecossistema marinho

O problema  também afeta os corais, animais que vivem em colônias cuja estrutura é formada justamente por carbonato de cálcio. Existem diversos ecossistemas marinhos mas, o mais rico em biodiversidade, são os recifes de corais. Sua estrutura abriga e alimenta dezenas de espécies de algas, peixes, moluscos e outros. Estes, por sua vez, são a base da cadeia alimentar dos oceanos.

Tudo que ameaça os corais também ameaça a vida marinha. A animação, que mostra uma fábrica emitindo fumaça, induz ao erro. Alguém poderia pensar que o problema são as fábricas…Mas não é verdade. Cada um de nossos carros também emite o mesmo CO2. Portanto, somos todos responsáveis.

A seguir uma tabela mostra quem contribui com quanto. Os dados são do ano 2000 e estão no Atlas de Mudanças Climáticas, Earthscan- Londres.

Acidificação dos Oceanos, entenda

Não se deixe enganar. Todos os meios de transporte têm parte da responsabilidade. E não basta apenas governos trabalharem. Muitos deles não o fazem, com os USA que, depois que o débil Trump assumiu, retirou o país do acordo de Paris, igualando os USA à Nicarágua e Síria, os três únicos a não assinarem o acordo.

Descobertos corais na foz do Amazonas: surpresa marinha ameaçada

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here