A Terra estaria engolindo seus Oceanos?

7
4669
views

A Terra estaria engolindo seus Oceanos?

Em zonas de subducção propensas a terremotos, onde placas tectônicas mergulham umas nas outras, quantidades massivas de água do mar são arrastadas para o interior do planeta. À medida que as placas tectônicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam três vezes mais água para o interior do planeta. Por isso se diz que a Terra estaria engolindo seus Oceanos. Matéria do livescience.com.

imagem da terra e suas placas tectônicas

Ciclo das águas profundas da Terra

A descoberta foi publicada pela Nature. Ela tem grandes ramificações para o entendimento do ciclo das águas profundas da Terra, escreveu a pesquisadora de geologia marinha Donna Shillington, do Observatório da Terra Lamont-Doherty. A água abaixo da superfície pode contribuir para o desenvolvimento do magma. Ela lubrifica as falhas, tornando os terremotos mais prováveis, escreveu Shillington.

Ilustração do interior da Terra

Os cientistas descobriram evidências de água oceânica trancada em um mineral chamado ringwoodita escondido no interior do manto rochoso. O manto fica entre a crosta terrestre e seu núcleo profundo.

A Terra estaria engolindo seus Oceanos

Os cientistas há muito suspeitavam que a chamada zona de transição do manto, que fica entre as camadas superior e inferior do manto, de 410 a 660 quilômetros abaixo da superfície da Terra, poderia conter água presa em minerais raros como  ringwoodita. No entanto, a evidência direta para esta água tem faltado. Para ver se a zona de transição é realmente um reservatório de água, os pesquisadores conduziram experimentos com ringwoodita rica em água. Analisaram as ondas sísmicas viajando através do manto sob os Estados Unidos. E estudaram modelos numéricos. Eles descobriram que o material do manto que flui para baixo está derretendo ao cruzar a fronteira entre a zona de transição e a camada inferior do manto.

PUBLICIDADE

Zona de transição pode conter a mesma quantidade de água de todos os oceanos

“Se estamos vendo esse derretimento, então tem que haver essa água na zona de transição”. Foi o que disse Brandon Schmandt, sismólogo da Universidade do Novo México. “A zona de transição pode conter muita água. E pode, potencialmente, ter a mesma quantidade de H2O [água] que todos os oceanos do mundo”.

Há algo que cientistas ainda não entendem

A nova estimativa do quanto de água está indo para baixo é maior do que as estimativas do quanto está sendo devolvida por vulcões. Isso significa que os cientistas estão perdendo algo em suas avaliações. Não há falta de água nos oceanos. Mas a quantidade de água arrastada para dentro da crosta, e a quantidade de água expelida, devem ser aproximadamente iguais. O fato de que elas não sejam iguais sugere que há algo sobre como a água se move através do interior da Terra que os cientistas ainda não entendem.

Fontes: https://www.livescience.com/64091-earth-is-eating-its-oceans.html?utm_source=ls-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=20181118-ls; https://www.livescience.com/46292-hidden-ocean-locked-in-earth-mantle.html;

Imagem de abertura: livescience.com

Proteção a recifes de coral deve ser prioridade global, diz a ONU

Comentários

7 COMENTÁRIOS

  1. Aqui, no estado de Goiás temos a cidade de Caldas Novas, famosa por suas águas termais. Quem vai na pousada do Rio Quente, ao adentrar o hotel existe uma foto enorme tirada do espaço mostrando que a região toda é uma grande cratera, (imagem impressionante), resultado talvez do impacto de um meteoro em tempos primordiais. Alega-se que as águas da região são quentes devido esse fato. O impacto do bólide provavelmente alcançou o manto e com ele se fundiu e lá permanece – as águas permeiam a crosta, fervem e retornam como sulfurosas, atiçando a nossa imaginação. Grande abraço a todos.
    Perdão, o primeiro comentário tem teor diverso desse.

  2. Achei muito interessante essa matéria – sabemos que o leito do oceano Atlântico possui fissuras e vulcões do tempo da Pangeia, seriam como cicatrizes planetárias, portanto são zonas rasas, estando mais próximas do manto. Nessas regiões deve haver troca de material geológico, (vulcânico), por água. Se pensarmos na grossura da crosta veremos que toda a água dos oceanos não a preencheria. Considero o planeta como um ente vivo, não na nossa concepção biológica, claro, mas um corpo termodinâmico, elástico e flexível – sob a gravidade do sol o planeta teria uma forma ovoidal e seus polos seriam achatados, acredito. Essa elasticidade do leito oceânico permitiria entrada de água, mas, o que seria feito dela? Das duas, uma: ou ela refrigera o manto, permitindo que a superfície terrestre não queime nossos pés ou essa água irrigaria um mundo subterrâneo, como descrito no livro “A terra oca”. Talvez eu esteja delirando, mas, quem sabe?

  3. Pesquisas idiotas por que?
    Saber como funciona a geologia do planeta e a sua relação com as águas não é algo importante?
    A palavra “idiota” é muito usada por pessoas que não entendem exatamente o conceito, nem da palavra, nem do objeto do adjetivo.

  4. Bela materia! Respondendo a pergunta de que a Terra “bebe” mais do que “regurgita”, pense nos lencois freaticos, em que a agua adentra no suubsolo por efeito da gravidade e porosidade do solo, permanecendo onde nao tem porosidade. A unica maneira de vencer a gravidade e subir e’ por aquecimento, entao ela demora para retornar. Na minha desprezivel opiniao, ha’ muitas variaveis a analisar, sendo que a de efeito mais terrivel e’ a mudanca de angulo do eixo terrestre em relacao ao sol; Se voce pegar 1/2 copo com agua e coloca-lo sobre a mesa, observara’ que a superficie da agua esta’ paralela com o tampo da mesa e partes do copo estao cobertas de agua. Mas se voce inclinar o copo. outras partes se molharao e… a superficie da agua continuara’ paralela ao tampo da mesa. E’ isso que eu penso que esta’ acontecendo, basta analisar os dados do que ocorre no mundo. A Terra e’ um organimo vivo e nos somos os microbios, um duro golpe para nosso orgulho estupido. Bom dia, microbios!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here