Tripulação do submarino Titan ”sabia que morreria’
A tripulação do submarino Titan sofreu “angústia terrível e mental” antes do desastre. Já o operador, cometeu ‘negligência grave’. Noventa minutos depois do início do mergulho, o Titan liberou seu lastro indicando que, por algum motivo, provavelmente a percepção de um defeito, tentaram abortar a descida. Estas são acusações que constam do processo da família do francês Paul-Henri Nargeolet, um dos cinco mortos durante a viagem ao local dos destroços do Titanic, em junho de 2023. Durante alguns dias o mundo acompanhou, apreensivo, a procura pelos tripulantes. Com estes argumentos, a ação judicial pede US$ 50 milhões de indenização à empresa OceanGate, dona do Titan.
Uma ideia errada do começo ao fim
Desde o início das buscas, a partir de 18 de junho de 2023, especialistas do setor criticaram a OceanGate por optar em não buscar a certificação e operar como um submarino experimental. Além disso, desde a primeira vez que escrevemos sobre o Titan em 2021, reproduzimos uma declaração sobre as ‘vantagens’ do material escolhido, agora em xeque, escolhido por Stockton Rush fundador da OceanGate Expeditions e criador do submersível.
‘A principal diferença está na capacidade da fibra de carbono de suportar pressão. Embora essa fibra seja usada com sucesso em iates e na aviação, ainda não se aplica a submersíveis tripulados.’
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaContudo, agora Stockton Rush está morto, junto com os quatro tripulantes. Ele estava convencido da segurança de sua nave, mesmo com todos os alertas. Por exemplo, o New York Times publicou uma carta escrita em 2018 por líderes da indústria do turismo submarino, alertando Rush sobre possíveis problemas “catastróficos” com o desenvolvimento do Titan.’
O formato em ‘pílula’ e a economia visada pela OceanGate
E, segundo matéria do New York Times (14/07/2023), o formato também recebeu críticas. ‘Ao contrário da maioria dos outros submersíveis, o casco do Titan tinha o formato de uma pílula, para acomodar mais passageiros. Uma esfera é o padrão da indústria por sua melhor adequação para pressões do fundo do mar.’
PUBLICIDADE
O jornal destacava ainda que, tanto os materiais, como o formato do casco, visavam economia. ‘A embarcação leve era relativamente fácil de transportar. Ela não exigia uma nave-mãe (um grande navio para transportá-lo ao local do mergulho). Em vez disso, era rebocada em um dispositivo de flutuação atrás de um navio alugado’.
‘O senso comum indica que a tripulação estava bem ciente de que ia morrer’
Leia também
Houthis ameaçam Mar Vermelho com 1 milhão de barris de petróleoNaufrágio do Bayesian: erro humano não é descartadoSuperiate Bayesian afunda no porto em Palermo“Embora a causa exata da falha possa nunca ser determinada, os especialistas concordam que a tripulação percebeu exatamente o que estava acontecendo”, afirma o processo. “O senso comum indica que eles estavam bem cientes de que iam morrer, revelou em matéria a CNN.
Segundo a ação judicial, “A tripulação pode muito bem ter ouvido o ruído crepitante da fibra de carbono tornar-se mais intenso à medida que a pressão da água comprimia o casco. A tripulação perdeu as comunicações e talvez também a eletricidade. Segundo os peritos, teriam continuado a descer, com pleno conhecimento das falhas irreversíveis, experimentando terror e angústia mental antes do Titan implodir”.
O francês era um perito
Paul-Henri Nargeolet participou de 37 mergulhos ao Titanic, tornando-se a pessoa com o maior número de explorações no local, de acordo com a ação judicial. Reconhecido como um dos maiores especialistas no famoso naufrágio, Nargeolet foi envolvido em um caso onde os advogados descreveram o submersível como “condenado” e com uma “história conturbada”. Eles também acusaram a OceanGate de omitir informações importantes sobre a embarcação e sua durabilidade, conforme noticiado pela CNN.
A rede revelou ainda que a ação judicial descreve Rush como “um excêntrico e autointitulado ‘inovador’ na indústria do mergulho em águas profundas”.
Também morreram na ‘implosão catastrófica’, como os especialistas definiram o acidente, o aventureiro britânico Hamish Harding e dois membros de uma família paquistanesa, Shahzada Dawood e o seu filho Suleman Dawood.
Tripulante de 19 anos estava ‘aterrorizado’
Por uma destas ironias do destino, na época da tragédia a mídia informou que o rapaz de 19 anos, Suleman Dawood, estava ‘aterrorizado’ com o convite de seu pai para acompanhá-lo.
Falando à NBC News, Azmeh Dawood, irmã mais velha de Shahzada Dawood, disse que seu sobrinho Suleman estava “aterrorizado” e “não estava muito disposto a embarcar”. No fim concordou como um gesto no dia dos pais para agradar seu pai, fascinado pela história do navio afundado. Cada tripulante pagou US$ 250 mil dólares para participar do mergulho.
PUBLICIDADE
Para encerrar, a rede CBC revelou que especialistas jurídicos disseram que o espólio de Nargeolet pode receber algum dinheiro com o processo, mas deve ser uma fração do valor solicitado. Também não está claro se haverá algum dinheiro disponível, já que a OceanGate encerrou as operações desde então.
Segundo a mesma fonte, para Richard Daynard, distinto professor de direito da Northeastern University, em Boston, os advogados terão dificuldade em demonstrar que a implosão e as mortes resultantes não foram instantâneas, disse. Poderia, no entanto, ser possível provar negligência, disse Daynard. Mas mesmo isso não garante um julgamento que renda tanto dinheiro.
Saiba mais sobre Stockton Rush
Assista a este vídeo no YouTube
Pavimentação da Estrada de Castelhanos provoca tensão em Ilhabela
Provérbios 22:3: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena”.