Dez lugares que podem sumir no mar, como a mítica Atlântida

0
1838
views

Dez lugares que podem sumir no mar: versão do 5º relatório do IPCC sugere aumento preocupante no nível das águas do mar até 2100

A elevação do nível do mar é uma ameaça real para muitas cidades e países insulares no mundo. O quinto relatório do IPCC, que compila centenas de estudos científicos sobre mudanças climáticas e que será divulgado na próxima sexta-feira, deverá mostrar que a alta do mar é perigo que não dá trégua. Versão preliminar aponta para um aumento entre 28 e 89 cm até 2100. Conheça dez lugares que podem sumir no mar.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de Ilhas Maldivas
Foto: Gettyimages

Ilhas Maldivas, um dos dez lugares que podem sumir no mar

Um micropaís no meio do Oceano Índico. Esta é uma vítima fácil para o aumento do nível do mar. No último século as água já subiram 20 centímetros em algumas partes do país.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de ilha salomão
Foto: Creative Commons/ Rapidtravelchai

Ilhas Salomão, no Pacífico

Localizado a leste da Papua-Nova Guiné, no Oceano Pacífico, as pacatas Ilhas Salomão ganharam o noticiário mundial em fevereiro, depois de serem atingidas por um tsunami. A tragédia é a face mais radical de um drama vivido diariamente pela população de mais de 500 mil habitantes.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de kiribati
Foto: Torsten Blackwood/AFP

Kiribati, um dos dez lugares que podem sumir no mar

Outro pequeno país insular que pode estar com os dias contados é Kiribati. Um arquipélago formado por 32 atois no Oceano Pacífico.  O presidente de Kiribati prevê que seu país provavelmente se tornará inabitável dentro de 30 a 60 anos.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de ilhas marshall
Foto: Creative Commons/flickr.mrlins

Ilhas Marshall

Ilhas Marshall: o mar já cobriu parte do território e está erodindo a costa, enquanto secas e cheias castigam ainda mais o arquipélago formado por 29 atóis e ilhas de corais entre a Austrália e o Havaí.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem do delta do Ganges
Dez lugares que podem sumir no mar. Foto: Wikimedia Commons

Delta do Ganges, Bangladesh

Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar. A estimativa é que 120 milhões de pessoas que vivem no delta do Ganges estão ameaçadas pela elevação do nível do mar.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de nova iorque
Foto: Timothy A. Clary/AFP

Nova York

E se ao invés de alugar um carro, você tivesse que pagar por um barco para se locomover por Nova York?  Em outubro de 2012, com a chegada do furacão Sandy as águas do rio Hudson subiram incríveis quatro metros. Ocasionaram imagens marcantes como as ruas do distrito financeiro transformadas em lagos, e as linhas do metrô inundadas.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de tuvalu
Foto: Wikimedia Commons

Tuvalu

Na arena internacional o pequeno conjunto de nove ilhas localizado no oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí, é um dos que mais trabalha para se fazer ouvir em meio aos interesses de grandes nações. O minúsculo Estado corre o risco de submergir diante do aumento do nível do mar.

size_590_veneza2
Foto: Wikimedia Commons

Veneza

Veneza carrega a fama de cidade submersa. A situação que só deve piorar com a elevação do nível do mar.  A cidade afunda a uma taxa de 2 milímetros por ano. O cenário certamente se torna preocupante para gerações futuras.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem do delta-do-mekong
Foto: Wikimedia Commons

Delta do Mekong

Densamente povoado a região do Delta do Mekong é uma das mais férteis do Vietnã. Ela pode tornar-se vítima das mudanças climáticas. Um aumento do nível do mar a inundaria rapidamente.

Dez lugares que podem sumir no mar, imagem de Seychelles
Foto: Wikimedia Commons

Seicheles

Nação insular localizada no Oceano Índico, as Seicheles são constituídas por vários arquipélagos localizados a noroeste de Madagáscar. Com uma população de 87 mil habitantes. Foi uma das primeiras nações a ligar o alarme global sobre o impacto das alterações climáticas.

Balneário Camboriú, SC, uma aberração do litoral brasileiro.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here