Dez lugares fantásticos que podem desaparecer do mapa

0
3170
views

Se quiser conhecer esses dez lugares fantásticos é melhor se apressar!

O mundo é feito de lugares fantásticos,  mas, como já aconteceu antes na Terra, os ambientes vão se transformando ao longo do tempo. A TIME fez uma lista com 10 lugares repletos de belezas naturais no globo que estão sendo ameaçados por rápidas mudanças climáticas. Se quiser conhecê-los é melhor se apressar – pode ser que daqui a algumas décadas, esses lugares não estejam mais disponíveis no seu roteiro de viagem.

Confira:

1. Grande barreira de corais Australiana

Grande barreira de corais Australiana - lugares fantásticos

A maior barreira de corais do mundo está sendo ameaçada por condições ambientais, como aumento da temperatura dos oceanos e poluição. Há estudos que apontam que ela poderá não existir mais nos próximos 100 anos.

2. Veneza, Itália

Veneza, Itália - 10 lugares fantásticos

Conhecida como  uma das cidades mais românticas do mundo, Veneza vem afundando já há algum tempo. A quantidade de inundações severas vem aumentando, o que poderia deixar a cidade inabitável até o fim do século.

PUBLICIDADE

3. Mar Morto

Mar Morto - 10 lugares fantásticos

O Mar Morto é famoso por sua história mas, nos últimos 40 anos já diminuiu de volume em um terço. Estudiosos acreditam que ele poderia desaparecer num curto período de 50 anos, devido ao fato de que países vizinhos estão drenando a água do Rio Jordão, que alimenta o Mar Morto.

4.  Parque Nacional Glacier, Montana

Parque Nacional Glacier, Montana - 10 lugares fantásticos
Lugares fantásticos

O parque já teve mais de 150 geleiras nos seus arredores, mas só sobraram 25. As rápidas mudanças climáticas poderiam baixar o número para zero, até 2030, como alguns pesquisadores acreditam.

5. Maldivas

Maldivas - 10 lugares fantásticos

 Acredita-se que as ilhas poderão estar totalmente encobertas nos próximos 100 anos se o nível dos oceanos continuar a subir. O risco é tão grande que o governo local tem comprado terras em outros países para abrigar moradores que não tiverem mais onde morar.

6. Ilhas Seychelles

Ilhas Seychelles - 10 lugares fantasticos
Lugares fantásticos

Considerado um paraíso tropical, Seychelles é formado por uma coleção de 115 ilhas. Ainda sim, as ilhas estão em perigo por causa da erosão nas praias, depois de uma grande barreira de corais já ter sido devastada. Acredita-se que em 50 – 100 anos o arquipélago inteiro poderá estar submerso.

7. Os Alpes

Os Alpes - 10 lugares fantásticos

 Uma das regiões de ski mais famosas do mundo, os Alpes ficam numa altitude muito baixa, o que os deixa suscetíveis a mudanças climáticas. Em média 3% do gelo glacial da região desaparece por ano, o que faz com que especialistas acreditem que as geleiras podem desaparecer totalmente até 2050.

8. Magdalen Islands

Magdalen Islands - 10 lugares fantásticos
Lugares fantásticos

Com praias de areia cortadas por escarpas, o local é atingido por ventos fortes, o que faz com que a costa sofra uma erosão de 40 polegadas por ano. Além disso, a barreira de gelo que protege a região está derretendo rápido, o que deixa as ilhas vulneráveis ao ventos fortes, podendo causar seu desaparecimento nos próximos 75 anos.

PUBLICIDADE

9. Tundra Ártica

Tundra Ártica - 10 lugares fantásticos

A tundra ártica é encontrada em regiões muito frias onde a temperatura não ultrapassa os -6ºC. A região também está sofrendo com mudanças climáticas, principalmente na camada de gelo que fica debaixo da terra, cuja destruição poderia causar graves mudanças no ecossistema local.

10. Glaciar Athabasca, Canadá

Glaciar Athabasca, Canadá - 10 lugares fantásticos
Lugares fantásticos

O Glaciar Athabasca é um dos seis principais braços do campo de gelo Columbia, situado nas Montanhas Rochosas Canadenses. Devido ao aquecimento do clima, este glaciar recuou mais de 1.5 km nos últimos 125 anos, perdendo mais de metade do seu volume. Atualmente encontra-se em regressão à velocidade de 2-3 metros por ano.

E então, qual desses lugares você gostaria de conhecer antes que  sumam do mapa?

Fonte: Nômades Digitais

Ilha Henderson- Pacífico, campeã mundial de lixo plástico

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here