Projeto Albatroz: vida em Alto-Mar, Episódio 1

0
889
views

Projeto Albatroz: vida em Alto-Mar

Projeto Albatroz é dos mais sérios do litoral brasileiro. Ele visa proteger Albatrozes e Petréis que acabam mortos nos anzóis das frotas industriais de espinhel. Este tipo de pesca usa uma  imensa linha, algumas com 80 km. E os barcos soltam centenas de linhas. Cada uma delas com centenas, às vezes, milhares de anzóis. Além de peixes, eles fisgam estas aves.

Projeto Albatroz: 70 mil aves morrem  em águas brasileiras

Todos os anos morrem 70 mil Albatrozes em águas brasileiras. O Projeto faz um trabalho primoroso de acompanhamento, monitorando a pesca com auxílio dos próprios pescadores, procurando mitigar seus impactos.

Projeto Albatroz, imagem de ave com a anzol na boca

Conheça o  Projeto Albatroz

O site da ONG informa como foi o início: “Em julho de 1990, Rogério Menezes, um aluno de mestrado da FURG – Universidade Federal do Rio Grande, que estudava a pesca do espadarte, desembarcou de um cruzeiro de pesquisa a bordo de um barco de pesca com espinhel no porto de Santos-SP. Ele trouxe consigo alguns albatrozes e petréis mortos, capturados durante a pescaria. Foi o primeiro contato da então estudante de biologia Tatiana Neves com o trágico problema da captura incidental de aves marinhas em pescarias”.

A partir deste momento Tatiana Neves se aprofundar. Nascia o Projeto Albatroz.

Missão do Projeto

“A maior missão do Projeto Albatroz é a conservação de albatrozes e petréis, um dos grupos de aves oceânicas mais ameaçados do planeta. Para isso o Projeto desenvolve diversas pesquisas sobre a interação dessas aves com a pesca de espinhel pelágico”.

“Uma das tarefas mais relevantes do Projeto Albatroz é a de conscientizar os pescadores quanto à realização de uma pesca segura e sustentável. Para tanto, a equipe técnica do Projeto se dedica há 26 anos na realização de educação ambiental nos portos de pesca e a bordo de embarcações”.

Mar Sem Fim aplaude o Projeto

Ao lado do Projeto Tamar , o Albatroz é um dos mais sérios, e de mais sucesso, de nossos mares. Parabéns!

Lindo vídeo e lindo trabalho! produção: Projeto Albatroz

Águas-vivas e invasão, engano de pesquisadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here