❯❯ Acessar versão original

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6: o site Mar Sem Fim está acompanhando a viagem  da Kika, Francisca Przirembel Angeli, amiga que resolveu dar um tempo e navegar pelo mundo. Este é seu sexto relato.

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6, travessia do Pacífico

Escrevo estas linhas fazendo a travessia do Pacífico a bordo do veleiro de 67″ Antarctic, construído por Georges Meffre. Ele o fez com suas próprias mãos. O estaleiro é o francês Meta. Lá foram construídos os Joshuas que ficaram famosos com Moitessier, e o Damian II de Jerome Poncet.

O veleiro de Georges Meffre

O Antarctic é o terceiro veleiro que Georges constrói, feito com espessas chapas de alumínio que permitem a eliminação de cavernas estruturais e soldas sem distorções, tem bulina em vez de quilha e grande autonomia com reservatórios de 1.600 lts de água e 3.500 lts de combustível.

Relatos de viagem do Georges

Georges escreveu quatro livros sobre suas viagens, é muito bem humorado e como bom navegador sabe concertar tudo a bordo.

Robson Crusoe

Navegando pelos canais até a ilha Robson Crusoe

Zarpamos de Puerto Montt com o vulcão Osorno ao fundo, navegamos pelos canais chilenos e avistamos varias fazendas de criação de salmão até alcançarmos o Pacífico. Nosso primeiro destino foi a ilha Robinson Crusoe, 800 milhas náuticas distante, atravessamos a corrente fria e ascendente de Humboldt que percorre a costa sul americana.

A ilha

A ilha tem altos penhascos e montanhas, sua atividade principal é a pesca da lagosta, encontramos um grupo de pescadores japoneses paulistas que quebraram um recorde local com um vidriola de 54 kg.

PUBLICIDADE

A chegada

Rumo à Psácoa

Depois navegamos 1.600 milhas com ventos predominantes de sudeste rumo à ilha de Pascoa, porta de entrada da Polinésia, apesar de pertencer ao Chile a cultura nativa é a Rapa Nui, a mesma das ilhas Marquesas e Nova Zelandia. A ilha é um patrimonio da humanidade, tem muitos sites arqueológicos e monumentais moais que simbolizam os chefes ancestrais.

Moais da ilha de Páscoa

Na cratera de um vulcão

Subimos até a cratera do vulcão chamado Rano Kau, considerado sagrado, tem um lago no interior com vegetação nativa, é tão lindo e poderoso que parece que o tempo para. Ficamos ancorados na baía Tongariki em frente a outro vulcão, o Ranu Raraku, onde eram esculpidos os moais, no pé deste vulcão tem um conjunto de 15 moaris olhando para o mar, esta era a nossa vista privilegiada do barco.

Ilha de Páscoa

Os Rapa Nui são minoria mas bem articulados, batalham muito para recuperar seus direitos e preservar sua cultura.

Ilha de Psácoa

Próximo destino: arquipélago Gambier, na Polinésia francesa

Nosso proximo destino será o arquipélago Gambier, na Polinésia francesa. As ilhas do Pacífico sul tem atividade vulcânica permanente, alguns vulcões afundaram com o tempo formando lagoas rodeadas por corais, chamados atóis.

Assista o vídeo

Viagem da Kika, diário de bordo Nº 6. Na cratera do vulcão. Link na Bio.

Uma publicação compartilhada por Mar Sem Fim (@mar_sem_fim) em

Viagem da Kika, diário de bordo n° 6. Link na Bio.

Uma publicação compartilhada por Mar Sem Fim (@mar_sem_fim) em

 Acompanhe outra relatos da Kika.

Sair da versão mobile