Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui

0
662
views

Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui

Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui: Mar Sem Fim – Revisitando a Costa Brasileira, nova série de documentários desta vez com foco nas Unidades de Conservação federais da zona costeira. São muito poucas  “protegendo” menos de 1,5% de nosso mar e litoral. A meta do próprio Governo Federal era ter alcançado 10% até 2010. Mas alguém (acorda Dilma!) dormiu no ponto e não criou nenhuma nova UC desde que assumiu.

Estamos na contramão da tendência mundial que é proteger este imenso e único ecossistema: os oceanos. Eles estão seriamente ameaçados pela sobrepesa, poluição, ocupação desordenada do litoral, desaparecimento de habitats, aquecimento global e conseqüente acidificarão de suas águas, etc.

Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui, imagem de mico-leão de cara preta-
Mico-leão-de-cara-preta

Foi este motivo, as poucas UCs na zona costeira, que me levou a propor esta nova série. Uma pequena ajuda para dar mais visibilidade a este tema tão esquecido no Brasil. Aqui, infelizmente, as pessoas associam o mar a espaço de lazer quando ele é o mais importante ecossistema do planeta. Sem os oceanos não haveria vida na Terra.

Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui, imagem de papagaio cara roxa
Amazona barsiliensis ou, o papagaio-de-cara-roxa.

Você já parou pra pensar que os cientistas da NASA, quando estudam outros planetas, a primeira coisa que tentam descobrir é se ele tem água? Sem ela não há vida.

Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui, imagem da pousada William Michaud
Tudo começou com uma colônia de suíços, chefiada por William Michaud, que chegou ao local em meados do sec XIX.

Bom, sem me estender muito mais. Neste domingo vamos mostrar a última UC do Paraná: o Parque Nacional do Superagui, habitat do papagaio-de-car-roxa, ameaçado de extinção, do mico-leão-de cara-preta, idem, da onça-parda, ibidem, e por aí vai.

Trailer sobre o Parque Nacional do Superagui, imagem de Placa do ICMBio em Superagui.
O pessoal do ICMBio tem sede na ilha de Superagui onde ficamos hospedados.

Filmamos de perto os micos, assim como os papagaios, e ainda navegamos por vários e lindos canais. Por enquanto fica aqui este trailer do programa. Não perca, na íntegra, neste domingo, às 19hs, pela TV Cultura.

Resex Soure, Ilha do Marajó, sete mil pessoas dependem dela

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here