Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando

0
250
views

Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando

Leigos pensam que só automóveis capotam. Bem, é de fato o mais comum. Seja em ruas, estradas ou pistas de corridas, os carros capotam mesmo. Mas os veleiros também. E o susto, ou os danos físicos e econômicos, são da mesma monta. Aqui você vê algumas situações com barcos bem diferentes um do outro. E saiba como é estar dentro de um veleiro capotando.

Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando, imagem de veleiro capotando
Ooops!

Capotagens em regatas internacionais e fora da rota

Uma coisa é capotar com um veleiro em uma regata próxima da costa, com platéia, barcos de apoio, cidades próximas. Outra, bem deferente, são as cabotagens totalmente fora de rotas normais. Aí a coisa pega e nem sempre o final é feliz. Muitas vezes o comandante nem tem tempo de avisar outros barcos. Não foi o que aconteceu com o francês Jean Le Cam. Ee participava de uma das regatas mais extremas do planeta. A Vendée Globe, uma regata verdadeiramente radical. O site uol conta como foi:

O francês Jean Le Cam, que tinha capotado seu veleiro perto do Cabo Horn, foi resgatado na tarde desta terça-feira por outro velejador que estava disputando a regata de volta ao mundo em solitário Vendée Globe. O também francês Vincent Riou, vencedor da última edição da competição, anunciou às 17h10 que o compatriota já estava em segurança à bordo de seu veleiro.

Le Cam ficou incomunicável entre segunda e terça-feira, quando o acidente aconteceu. Ele estava falando justamente com Riou quando disse a frase “meu barco está afundando”. Depois, a organização recebeu dois sinais de socorro de seu veleiro.

Agora um trimarã capotando…

Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando, imagem de catamarã capotando
Imagem de Murillo Novaes

Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando!

Este trimarã estava treinando para a regata Transat Jacques Vabre quando, com ventos de 15 a 20 nós, subitamente capotou. Assista aqui a filmagem feita por um helicóptero.

O outro vídeo abaixo, mostra a capotagem filmada por dentro do barco.  Quando o acidente aconteceu havia três velejadores e um jornalista dentro da cabine.Dá pra sentir o terror que eles passaram.

Saiba como é estar dentro de um veleiro capotando

Acompanha velejadas extremas, catamarãs em Singapura.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here