❯❯ Acessar versão original

Ronaldo Caiado, melhor impossível

Ronaldo Caiado, melhor impossível

Após conversas com ambientalistas e setor rural, Caiado retira projetos que alteram lista vermelha e promove audiência pública sobre tema

Que maravilha!! Desde que coloquei a primeira matéria nas redes sociais, ontem, pedindo aos internautas que mandassem correios ao líder ruralista protestando por seu projeto, eu tive uma salutar troca de correios, e twetts, com o próprio Ronaldo Caiado.

Disputa entre ambientalistas e ruralistas não leva a nada

Em todos as mensagens reiterei que gostaria “de apartar” essa disputa inconseqüente entre ambientalistas, ruralistas, e outros grupos do Congresso. Pedi ao Senador que armasse um encontro entre nós, de modo que eu pudesse fazer uma palestra mostrando a importância da criação de mais unidades de conservação no bioma marinho, cuja proteção ,hoje, mal chega aos 2%.

O mundo corre e o Brasil para

O Brasil, expliquei, está ficando para trás. Vários países estão respondendo ao apelo dos cientistas, criando novas áreas marinhas protegidas, de modo que cada país com saída para o mar tenha, até 2020, 10% de sua zona costeira, e/ou mar territorial, protegidos como apregoam as Metas de Aichi. O Brasil é signatário deste acordo mas, até agora, não fez nada de concreto, ao contrário dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Austrália, Palau, Indonésia, Chile, Nova Zelândia, e outros.

O “impossível” aconteceu

E deu certo!!!! O Senador teve mais que bom senso, foi inteligente, retirou seu projeto, a espera de um entendimento melhor entre todos os setores interessados da sociedade.

Exercendo cidadania

Eu disse que valia a pena nós exercermos cidadania. Era, e continua sendo, a única prerrogativa da sociedade depois das eleições. E nós conseguimos! É a prova cabal que vale a pena  lutar por aquilo em que acreditamos.

A troca de correios

De: Sen. Ronaldo Caiado (institucional) [mailto:ronaldo.caiado@senador.leg.br]
Enviada em: terça-feira, 2 de fevereiro de 2016 17:01
Para: joão
Assunto: RES: Pela preservação da biodiversidade

PUBLICIDADE

João,

Entenda o seguinte: jamais propus a revogação da lista de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

A minha proposta (PDS 184/2015) pretende colocar novamente em vigor a “ lista vermelha de espécies ameaçadas” publicada pelo Ministério do Meio do Ambiente…A minha intenção é discutir a real necessidade de se incluir na lista vermelha pragas que podem comprometer a safra brasileira ou mesmo escorpiões.

De: João Lara Mesquita [mailto:jlmesquita@terra.com.br]
Enviada em: terça-feira, 2 de fevereiro de 2016 20:50
Para: Sen. Ronaldo Caiado (institucional) <ronaldo.caiado@senador.leg.br>
Assunto: Prezado Senador

Recebi, e agradeço, sua resposta a respeito do Projeto de Lei de sua autoria…não vi nada a respeito de paralisar ou prejudicar atividades agrícolas… O que vi, por enquanto, foi o resultado de um estudo desenvolvido por mais de 1.300 especialistas…Gostaria de saber  de onde o Senhor tirou tanta certeza para afirmar que querem paralisar ou prejudicar atividades agrícolas

Sen. Ronaldo Caiado (institucional)

Para: joao lara mesquita

Bom dia, João.
Em nenhum momento deixaremos de levar em consideração o “estudo desenvolvido por mais de 1.300 especialistas.
O debate está em aberto.

PUBLICIDADE

joao lara mesquita

Para: Sen. Ronaldo Caiado (institucional)

Re: RES: Prezado Senador

Bom dia Senador: obrigado pela resposta mas, se não for pedir demais, gostaria de alguns esclarecimentos…Acho que o agronegócio pode e deve conviver com a conservação….Aproveito para dizer que um dia gostaria muito de me encontrar com o senhor, e membros de seu grupo, para falar sobre a importância de criar novas Unidades de Conservação no bioma marinho…Enquanto o Brasil patina na conservação, o mundo corre atrás do prejuízo….Gostaria muito de ir ao Congresso Nacional fazer uma apresentação sobre a necessidade de criarmos novas áreas marinhas protegidas. O Senhor me ajudaria? Posso garantir que será uma apresentação de alto nível, sem provocações, apenas mostrando fatos já consagrados por cientistas mundo afora.

E Tweetamos…

Até que chegamos num ponto comum

O site do Senador Ronaldo Caiado

Finalmente, esta tarde tive a agradável notícia que me fez voltar a acreditar que, se todos quisermos, o bom senso vai prevalecer. Quem ganha com isso é o Brasil!

PUBLICIDADE

TEXTO DO SITE DE RONALDO CAIADO

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), decidiu retirar de tramitação os projetos de decreto legislativo 158, 183 e 184 que tratam da exclusão na “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas” de alguns insetos e aracnídeos prejudiciais à produção do campo e à saúde.

“Sempre estou aberto ao diálogo. O Ministério do Meio Ambiente precisa seguir essa mesma linha e ouvir a todos os setores antes de tomar iniciativas que podem comprometer o campo e a saúde da população”, afirmou.

De acordo com o senador, em conversa com ambientalistas e representantes do setor rural, ficou decidido que o democrata vai realizar uma série de audiências públicas no Senado Federal para chegar a um consenso sobre o tema e um plano de ação. A reunião deve contar com especialistas e representantes dos ministérios do Meio Ambiente e Agricultura para debater o controle, além da reprodução e comercialização de determinados animais em cativeiro.

“Não se pode agir de forma ideológica em um assunto sério como esse. Ninguém quer derrubar lista nenhuma. Estamos querendo aprimorar uma legislação que está restringindo o controle de pragas e criando a possibilidade de inviabilizar o controle de animais peçonhentos prejudiciais à saúde”, afirmou.

Ronaldo Caiado acredita que a série de debates proposta deve ajudar a desmentir boatos maliciosos que circularam nas redes sociais creditando ao senador a revogação da proteção de espécies como tamanduá-bandeira e mico leão dourado. “É bom ressaltar que a proposta garantia a preservação de animais ameaçados previstos na instrução normativa 003, de 26 de maio de 2003, do Ministério do Meio Ambiente. Estamos apenas reparando equívocos de uma portaria feita sem nenhum diálogo com os setores envolvidos”, afirmou.

Peço sua ajuda

Pessoal: da mesma forma que na primeira vez, quando pedi que mandassem um correio protestando, peço agora que sejamos justos, e que mandemos um correio de apoio à posição do Senador.

Sugestão de texto

Prezado Senador: soube há pouco de sua incitava de retirar o projeto que altera as listas vermelhas para, ao invés de seguir para votação, promover audiências públicas com todos os segmentos interessados da sociedade. Parabéns, Senador, o seu foi um gesto de grandeza que só merece elogios. Vamos juntos discutir o que é melhor para o Brasil. Muito obrigado,

Fulano de tal, um brasileiro

E mail de Ronaldo Caiado

Mande um e mail  agradecendo o nobre gesto: ronaldo.caiado@senador.leg.br

Vitória na Guerra, irmão!
Sair da versão mobile