Às 18 horas deixamos a base chilena em direção ao aeroporto. Plininho, o maior caráter que já conheci, pessoa de lide fácil, ao mesmo tempo durão e emotivo, ganha a simpatia de qualquer cristão em segundos. Com os chilenos não foi diferente. Felipe, o segundo do Comandante Eduardo, vira-se para mim, aponta o Plínio, e diz: “Que personagem, João, que personagem!” Quando Plininho sai da base os chilenos se perfilam, e cantam Aquerela do Brasil aplaudindo meu amigo. Fiz força pra não desabar outra vez. Entramos no carro que nos levaria. Os chilenos se aproximam, abrem a porta e gritam em uníssono:

PUBLICIDADE

Brasil: hip, hip, Urra! Brasil: hip, hip, Urra! Três vezes em seguida. Às 18h42 do dia 7 de abril, emocionados e atordoados, levantamos voo em direção à Punta Arenas.

Apenas três dias juntos…

O curioso disso tudo, é que ficamos apenas três dias juntos. Mas parece que nossa amizade tem mais de 20 anos. Quanto vale isso?

Por que incêndios são dramáticos na Antártica

Simplesmente porque o ar é extremamente seco. A secura é semelhante a de desertos. Depois que  o fogo começa, não há como extingui-lo. As chamas devoram o que estiver pela frente. Por isso  Comandante Ferraz virou pó. E foi o que, infelizmente, aconteceu novamente, desta vez aos nossos grande amigos chilenos. Sinto tanto quanto eles. E fico extremamente feliz por, ao menos desta vez, não haver registro de vítimas.

Puerto Bahia Fildes destruída por incêndio

Dotação neste inverno era de dez pessoas

Notícia da Prensa Antártica informa que a equipe da Armada do Chile era composta por dez pessoas, e que todos passam bem. Ainda não descobriram  motivo do incêndio. O Mar Sem Fim especula algumas possibilidades: como todas as bases científicas da Antártica, Puerto Fildes era abastecida por diesel…