Publicitários e meio ambiente, reação a favor do mar
Publicitários e meio ambiente. Tempos atrás, fiz um post sobre os publicitários brasileiros e sua inação quanto às questões do meio ambiente, especialmente no que diz respeito aos mares, maltratados e esquecidos. Eu estava cabisbaixo por não ver o tema ‘mar e oceanos’ na mídia. Os publicitários são essenciais. Formadores de opinião, eles ‘fazem’ a cabeça das pessoas. Quantas campanhas belíssimas já não entraram no imaginário do brasileiro devido a sua eficiência e sacação? Então, por que evitar este tema?
Campanhas do exterior
No post que comentei, há excelentes exemplos. Anúncios sobre bitucas de cigarro e a vida marinha; outros mostravam recifes feitos de plástico; alguns indicavam os dez itens (de lixo) mais recolhidos das praias. Mas havia um filme que era de arrasar ao propor uma interação direta entre os australianos e baleias. Como? Com o canto dos cetáceos.
A campanha foi um arraso. Fortaleceu a marca e tornou-se mais um ‘case’ com imensa repercussão. Aproveite e assista ao curta-metragem Hybrids, que imagina o futuro da vida marinha, e coleciona prêmios em diversos festivais. O filme concorreu ao Oscar de 2019 na categoria de Melhor Curta Animado.
No mesmo post, eu mostrava que, no passado, a publicidade tupiniquim já tinha feito grandes peças com a temática. Talvez, a mais notória seja a que criou o logotipo de nossa mais importante ONG, a S.O.S Mata Atlântica, que lutava para preservar o verde. Foi um memorável trabalho da DPZ.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaPublicitários e meio ambiente: a reação da Young & Rubican
Em abril recebo um correio de Laura Esteves, diretora de criação da Young & Rubican, oferecendo ao Mar Sem Fim assinar alguns anúncios que a agência estava prestes a fazer. Laura explicou que “nosso papel é usar nossa capacidade como agência de propaganda para campanhas de conscientização”. Aceitei, mais que depressa. E não me arrependo. São peças impressionantes que apresento em primeira mão.
Os famigerados canudinhos de plástico também foram lembrados
Pode parecer loucura alguém virar suas baterias contra canudinhos, não? Eles parecem tão inofensivos… Acontece que só nos EUA cerca de que 500 milhões de canudinhos são fabricados diariamente! E, como se sabe, o plástico não se desfaz.
PUBLICIDADE
Variações sobre o tema, da agência Young & Rubican
A agência criou variações sobre o tema. Entre eles, apresentamos este:
Ou este outro…
De maneira idêntica, publicamos post que mostra uma interessante campanha publicidade, em forma de protesto, que sugeria transformar uma ilha de lixo em um país oficial.