Arraia manta é pescada no Espírito Santo
Pescar arraia manta é crime. Conhecida popularmente como raia gigante, no Brasil é crime ambiental. O flagrante pode ocasionar a prisão do infrator. O animal, que pode chegar a 8 metros de envergadura e pesar até 2 toneladas. E corre o risco de extinção. Por isso é protegido pela legislação brasileira desde 2013.
Arraia gigante foi pescada na praia de Vila Velha
O alerta é feito pelos pesquisadores e cientistas do Projeto Mantas do Brasil, que estudam a espécie (Manta birostris). Recentemente, uma arraia gigante foi pescada na praia de Vila Velha, no Espírito Santo e os pescadores seguem sem punição. De acordo com pescadores, o animal tem cerca de 400 quilos. Segundo disseram, ‘o animal se prendeu a uma rede de pesca’. Depois foi arrastado viva até a areia da praia. É chegada a hora de investir no turismo de observação, uma das atividades que mais crescem no mundo, gerando empregos e renda. A Indonésia, por exemplo, tem faturado alto com a observação destes enormes peixes.
A arraia chamou a atenção de curiosos na praia por seu tamanho. A carne será vendida em uma das barracas de peixe do local ao preço de R$ 6,50 o quilo.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemParque eólico, ‘síndrome das turbinas’, e pesadelo no litoralJovem brasileira e Marina Silva em rara troca de cartasImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesPescar arraia manta é crime
De acordo com o oceanógrafo, Bruno Berger, do CTA, empresa que monitora as praias do estado em parceria com os institutos Baleia Jubarte e Orca, o animal é um dos maiores peixes do mundo e está classificado como vulneráveis na lista dos que estão ameaçados de extinção. A a expansão predadora dos mares mundiais é hoje uma triste realidade. Até pesca elétrica foi aprovada na Europa…
Berçários e outras informações
Graças aos avanços da pesquisa marinha, em 2018 foi descoberto um berçário destes animais no Golfo do México. Trata-se de notía auspiciosa já que é difícil encontrar, e proteger estes locais.
O site wikipedia informa que, “a arraia manta tem o corpo em forma de losango e uma cauda longa sem espinho. Ela pode atingir oito metros de envergadura e pesar até 2.000 kg. Estes peixes não têm verdadeiros dentes e alimentam-se de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos. Ocasionalmente, podem aproximar-se de um barco ou de mergulhadores e podem executar curtos e lindos “voos” fora da água. Têm a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias.
Fontes: http://www.mantasdobrasil.org.br/index.php/noticias/55-raia-gigante-pescada-em-vila-velha-caracteriza-crime-ambiental;https://pt.wikipedia.org/wiki/Jamanta.