Perdas de gelo da Groenlândia podem aumentar o nível do mar em até 27 cm
Mesmo que o mundo pare de emitir gases de efeito estufa hoje, as perdas de gelo da Groenlândia prosseguiriam em escala alarmante. Esta é a previsão de novo estudo publicado na Nature Climate Change. Estas perdas contribuirão com cerca de 30 centímetros no aumento médio global do nível do mar até 2100, independentemente da magnitude dos cortes nas emissões de gases de efeito estufa durante o período. Desse modo, o prognóstico para o derretimento é ‘sinistro’, diz a apresentação.
A nova estimativa é sombria
Pesquisadores estimaram que a camada de gelo perderá cerca de 3,3% de seu volume total neste século. Isso corresponde a 110 trilhões de toneladas métricas de gelo e, consequentemente, um aumento médio global do nível do mar de 27 cm até o final do século.
Além disso, as descobertas ilustram o quão difícil é parar o derretimento do gelo, mesmo que as emissões cessassem completamente agora.
Não é a primeira vez que cenários apocalípticos como este são comentados na imprensa internacional. Já em 2019 um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences alertava, Greenland’s Melting Ice Nears a ‘Tipping Point,’ Scientists Say, ou seja, O derretimento do gelo na Groenlândia se aproxima de um ‘ponto crítico’.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroE, ainda em agosto de 2022, outro estudo mostrava que o aquecimento do Ártico ocorre a taxas entre quatro e sete vezes superiores ao resto do planeta.
A repercussão do novo estudo
O New York Times diz que ‘O estudo chegou a uma conclusão mais drástica do que avaliações anteriores, em parte porque usou um método diferente para medir a perda de gelo’.
PUBLICIDADE
Segundo o jornal, ‘O estudo foca no que os pesquisadores chamam de aumento “comprometido” do nível do mar, uma medida que leva em consideração o aquecimento que já ocorreu’.
‘Essa abordagem,’ diz o NYT, ‘difere da maioria das pesquisas anteriores, que se basearam em modelagem computacional e geralmente previam perdas muito menores da camada de gelo da Groenlândia’. E conclui: ‘A última avaliação do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, por exemplo, projeta algo entre 5 e 12 centímetros de aumento do nível do mar até 2100’.
Leia também
Tundra do Ártico emite mais carbono do que absorveVanuatu leva falha global em emissões à HaiaO plâncton ‘não sobreviverá às mudanças do clima’Divergências
Contudo, há divergências. O New York Times ouviu Sophie Nowicki, do departamento de geologia da Universidade de Buffalo, que não esteve envolvida na pesquisa. Para ela, ‘Você atinge esse número em 2100, ou em milhares e milhares de anos?’
O Washington Post também repercutiu o estudo. ‘As previsões são mais terríveis do que outras, embora usem suposições diferentes. Ainda que o estudo não tenha especificado um prazo para o derretimento e o aumento do nível do mar, os autores sugeriram que muito disso pode ocorrer entre agora e o ano 2100′.
Este site não tem o objetivo de alardear cenários destrutivos. Apenas procuramos abrir espaço para assuntos que a mídia nacional não aborda, ou o faz com extrema economia. Das matérias que encontramos, as melhores foram as do New York Times e Washington Post cujos links aí estão para quem quiser saber mais.
Entretanto, o manto de gelo da Groenlândia está cada dia menor e isto é fato incontestável. Está mais que na hora de apressarmos a descarbonização das economias mundiais, independente de quais países sejam os mais responsáveis pelo aquecimento do planeta.
No vídeo abaixo você pode ver como as comunidades da Groenlândia lutam para se adaptar à nova realidade.
Assista a este vídeo no YouTube