Peixe-lua: criatura estranha e ameaçada de extinção

1
27373
views

Peixe-lua: criatura estranha e ameaçada de extinção

Peixe-lua: criatura estranha, ameaçada de extinção e uma das mais bizarras do mar. Vive em todos os oceanos tropicais e temperados, inclusive na costa brasileira. No Brasil, figura entre as espécies ameaçadas; no mundo, é classificado como vulnerável. Muitos acabam presos em redes de emalhar à deriva ou morrem sufocados por lixo marinho, como sacos plásticos que lembram águas-vivas.

Mergulhadores profundos, eles também gostam da superfície

Peixe-lua: uma criatura muito estranha e ameaçada de extinção, imagem de peixe lua
Foto: wikipedia

Podem pesar até mais de duas toneladas

Quando adultos podem pesar até mais de duas toneladas, atingindo 4,5  metros de altura,  por 3,5 de largura. Uma das curiosidades é que o peixe-lua não tem cauda. Ele se alimenta de medusas e águas-vivas porque não tem dentes. E grandes quantidades de zooplâncton e algas também.

Entre seus principais predadores estão os leões-marinhos, orcas e tubarões. Estes peixes são tão fora de medida que atraem admiradores no mundo inteiro. Um deles, que viaja atrás do animal, é brasileiro. O mergulhador e fotógrafo  Daniel Botelho decidiu correr o mundo em busca de cliques do peixe-lua.

Peixe-Lua características

O peixe-lua (Mola mola, também chamado de rolim, entre outros nomes) pertence à ordem Tetraodontiformes e é o maior e mais pesado peixe ósseo do planeta. Distingue-se pelo corpo quase circular, forma rara entre os peixes, geralmente fusiformes. Essa espécie não possui barbatana caudal e se move graças ao movimento combinado das barbatanas dorsal e anal.

O nome

Seu nome científico moderno Mola foi cunhado pelo naturalista sueco Carl Linnaeus na década de 1700. Linnaeus observou que, quando se deliciavam com o sol, pareciam grandes pedras de moer – “mola” em latim.

Peixe-Lua gigantesco, imagem de peixe lua na praia
Peixe- lua encalhado na Indonésia (foto:megacurioso.com.br)

Existem cinco espécies de peixes-lua

O peixe-lua compreende um grupo de cinco espécies únicas que vagam pelas águas profundas do mundo.

PUBLICIDADE

Mola Mola:  é a mais comum de todas as espécies de peixes-lua. Eles têm caudas redondas e nodosas e longas barbatanas dorsal e anal. Seus corpos são quase circulares.

imagem do peixe lua Mola tecta
O Mola tecta. Imagem /www.aquarium.co.za.

Masturus lanceolatus: também conhecido como sharptail. Este tipo também cresce até tamanhos enormes. Sua característica  é a cauda, que cresce em um ponto distinto, em vez de ser arredondada como todas as outras espécies.

image do peixe Masturus lanceolatus:
Masturus lanceolatus. Imagem www.aquarium.co.za.

Ranzania laevis: peixes-lua delgados são os menores, nunca crescendo mais de um metro de comprimento. Eles têm pele prateada, com listras azuis marcantes. De longe é o  mais colorido entre os cinco tipos.

imagem do peixe Ranzania laevis:
Ranzania laevis. Imagem /www.aquarium.co.za.

Mola alexandrini: ou peixe-lua do sul,  parecem quase idênticos aos peixes-lua do oceano. Apesar de serem conhecidos como peixes-lua “do sul” ou “do sul do oceano”, eles são encontrados globalmente.

imagem do peixe Mola alexandrini:
Mola alexandrini. Imagem /www.aquarium.co.za.

Peixe-lua: criatura estranha e ameaçada de extinção

Recentemente foram estudados por cientistas portugueses, que descobriram que o peixe-lua pode descer até 600 metros de profundidade. Com mobilidade reduzida, são curiosos deixando-se aproximar de mergulhadores.

Assista ao vídeo de uma avistagem em Galápagos da espécie Masturus lanceolatus


Fontes: https://www.aquarium.co.za/blog/entry/everything-you-need-to-know-about-ocean-sunfish; https://www.nationalgeographic.com/animals/fish/o/ocean-sunfish/; https://en.wikipedia.org/wiki/Ocean_sunfish.

Atum ameaçado é vendido a R$ 166 mil

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here