Oceano Sustentável e Antártica são destaques na Virada Científica

0
249
views

Primeira Virada Científica acontece na capital paulista. Oceano Sustentável e pesquisas na Antártica estão entre os destaques do evento.

imagem virada científica

Acontece nesse final de semana a primeira edição da Virada Científica organizada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O objetivo do evento é tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade.

A primeira Virada Científica terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro.

Várias atividades serão realizadas na capital paulista em diversas unidades da USP da Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá, no Centro Universitário Maria Antonia (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul).

Quem quiser participar poderá conferir gratuitamente oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, exposições, sessões de cinema e de planetário.

Alguns museus em São Paulo também terão a entrada franca durante a Virada Científica como Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico, museus do Instituto Butantan e Museu de Geociências.

Oceano Sustentável e as Pesquisas na Antártica

Durante a Virada Científica, o Museu Oceanográfico recebe a exposição Oceano do Futuro, uma coleção de painéis e equipamentos interativos que discutem a Ciência Oceanografica, a pesca e a sustentabilidade dos oceanos. A mostra apresenta temas como: observação de ecossistemas marinhos, absorção de carbono pelos oceanos, exploração das costas, recursos minerais no solo oceânico, pesca predatória e o impacto da poluição no mar entre outros estudos.

Outra exposição que também fará parte da virada na USP é  “A Pesquisa Antártica e o robô submarino” . A exposição já está aberta para visitação pública e gratuita no IO- USP, desde ontem até o dia 22 de outubro.  Lá você pode conhecer um pouco mais sobre a pesquisa antártica e se encantar com o continente gelado. O objetivo é  divulgar a pesquisa antártica e tornar acessível ao público geral o modo como são conduzidos estudos científicos utilizando imagens subaquáticas em um dos ambientes mais extremos do planeta.

imagem pesquisa antártica

A exposição  “A Pesquisa Antártica e o robô submarino” apresenta uma coletânea de fotografias científicas sobre as pesquisas do Programa Antártico Brasileiro no Polo Sul e palestras sobre o continente gelado. O evento será composto por três atividades principais: uma Exposição Fotográfica que ilustrará vários momentos da pesquisa antártica (jornada, ambiente e trabalhos de campo), a exibição de um mini documentário produzido pelos próprios pesquisadores e palestras que aproximarão os visitantes da Antártica e do trabalho desenvolvido por pesquisadores brasileiros com o robô submarino.

LOCAL
Instituto Oceanográfico da USP
Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária, São Paulo (SP)

VIRADA CIENTÍFICA
08h da manhã do dia 11 de outubro às 08h da manhã de 12 de outubro de 2014

Confira a programação completa!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here