Nova colônia de Baleias Azuis é descoberta

0
992
views

Nova colônia de Baleias Azuis é descoberta

Baleias azuis: uma nova colônia de Baleias Azuis, o maior animal da Terra, foi supostamente descoberta no Sri Lanka. A notícia entrou no You Tube em 2011. As Azuis têm 30 metros de comprimento e seu peso atinge 140 toneladas.  “As baleias normalmente migram dos pólos (norte e sul) para o equador e, de lá, retornam ao oceano austral, informa.” O que está correto. Mas em seguida afirma que ” as Azuis de Sri Lanka parece que não fazem esta migração e ninguém sabe o motivo.”

Baleias azuis, imagem de baleia azul
Foto: época negócios

Baleias azuis  de Sri Lanka

O vídeo  conta que as Azuis de Sri Lanka estão em risco. As águas que frequentam são uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. E navios muitas vezes atropelam baleias .

O turismo foi a válvula natural para um país pobre

O turismo foi a válvula natural para um país pobre. Recém saído de uma guerra civil de 30 anos. Em 2011, de acordo com a reportagem, havia 50 barcos para avistagem das baleias. “Eles trabalham sem regras rígidas, se aproximando demais dos animais o que pode ser perigoso para sua sobrevivência.” O mesmo entrevistado previa que um ano depois haveria cerca de 100 barcos atuando na mesma área.

Avistagem de baleias é atividade que gera milhões de dólares

É fato que a avistagem de baleias é uma atividade que gera milhões de dólares, e muitos empregos mundo afora. No Brasil isto acontecia (APA da Baleia Franca) até 2012.  Até hoje a APA da Baleia Franca não tem Plano de Manejo, instrumento essencial e obrigatório (para uma Unidade de Conservação), que regula o modus operandi da avistagem entre muitas outras questões. Por falhas na segurança dos animais, o ICMBio perdeu na Justiça o direito de autorizar a exploração do turismo de observação até que um Plano de Manejo seja feito, aprovado, e publicado.

Pra ver Francas só na Península Valdez

Pra ver Francas agora só na Península Valdez (Assista Mar Sem Fim – Viagem à Antártica, quando visitamos o local e entrevistamos o criador, e um dos que exploram o turismo, da área de proteção das Francas de lá). No Brasil resta as Jubartes, em junho/julho, em Abrolhos.

Abaixo as Azuis do Sri Lanka.

Saiba mais sobre Sri Lanka.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here