Quase todos os navios descartam lixo no mar
Desde 1967 frequento o mar. Quando pequeno saía com meu pai, pescador esportivo, pelo litoral de Santos, até Vitória, no Espírito Santo. Cresci, consegui meu barco e não parei mais. Desde então, fiz três viagens pela costa brasileira da fronteira norte até a sul. Somando todas, foram quase seis anos subindo e descendo o litoral. Naveguei mais de 40 mil milhas só por nosso mar territorial. Flagrei muitos absurdos. Belezas naturais destruídas. E além disso, os mais diversos ecossistemas marinhos quase sempre desrespeitados. Até mesmo um petroleiro lavando seus tanques em plena baía de Guanabara. Infelizmente, quase todos os navios descartam lixo no mar.
Contudo, não é só. O combustível usado por navios é altamente poluente e insustentável. Por exemplo, você sabia que um grande navio de cruzeiro emite tanto CO2 como 83.678 automóveis?
Carnival Cruise Lines pagará US$ 20 milhões por continuar despejando lixo no oceano
O caso mais recente saiu no www.wjcl.com. Junho, 2019. “A Carnival Corp. chegou a um acordo provisório com promotores federais em que a maior linha de cruzeiros do mundo concordou em pagar US$ 20 milhões em multas porque seus navios continuam a poluir os oceanos apesar de prometer parar anos atrás.”
Então, a maior linha de cruzeiros do mundo reconheceu em documentos judiciais que violou os termos de condicional de uma condenação criminal de 2016 por descarregar resíduos oleosos de seus navios da Princess Cruise Lines e, em seguida, encobri-los. Desse modo, a Carnival pagou uma multa de US$ 40 milhões e foi colocada em liberdade condicional por cinco anos.
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“Nos novos documentos, a empresa “admite que cometeu as violações” delineadas no início de 2019 pelos promotores. Isso inclui o despejo de “água cinzenta” (água misturada com óleo) em lugares proibidos como por exemplo as Bahamas.
Assim, o acordo proposto foi assinado pelo presidente da Carnival, Micky Arison. Ele é um bilionário que igualmente é dono do Miami Heat.” A Carnival, com sede em Miami, opera nove marcas de cruzeiros e 105 navios em todo o mundo. Então, em 2019, um juiz ameaçou impedir que os navios de cruzeiro da Carnival atracassem nos EUA.
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Assista ao vídeo da Carnival Corp. e saiba mais
Seis bilhões de quilos de lixo descartados anualmente nos oceanos
Sylvia Earle, a primeira Heroína do Planeta e maior referência mundial na questão dos oceanos, informa em seu livro A Terra É Azul que um reporte da Academia Nacional de Ciências publicado na década de 90 indica que…
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Até 1990, navios de guerra dos USA eram autorizados a descartar lixo no mar
Sylvia ressalta ainda (A Terra é Azul – ed.SESI- SP, pag. 109) que, “até 1990 todo o lixo de navios de guerra dos USA eram descartados no mar (eles tinham permissão). Mais de 450 quilos por dia, por navio!”
E as marinhas de guerra dos outros países, onde descartam seu lixo?
Você tem dúvidas? Se o país mais poderoso do mundo dava permissão até 1990, imagine os outros…Eu vi! Estive na Antártica várias vezes. Na última gravei imagens dos marinheiros jogando sacos de plástico cheios de lixo no mar que banha o continente dedicado à pesquisa!
Cruzeiros turísticos, setor do turismo que mais cresce no mundo
Atualmente, este é um dos setores que mais cresce a cada ano. Anualmente aumentam os cruzeiros na “paradisíaca” costa brasileira como muitos chamam nossa maltratada e não fiscalizada zona costeira.
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Porém, estes navios descartam lixo no mar, mesmo em Parques Nacionais Marinhos como já denunciamos.
Navio de passageiros é flagrado jogando lixo no mar brasileiro
Matéria de 23 de dezembro de 2013. “O passageiro Sérgio da Silva Oliveira filmou funcionários do navio da MSC jogando diversos sacos de lixo em alto mar. Em seguida, denunciou a empresa para o Ministério Público. Entretanto, como se trata de empresa estrangeira o promotor encaminhará o caso aos órgãos responsáveis”.
O lixo e as vítimas de cruzeiros: violência sexual, tráfico de drogas, etc…
No dia 5 de fevereiro de 2014 a TV Senado apresentou, no programa Diplomacia, uma reportagem de 14 minutos sobre os problemas cada vez mais comuns dos cruzeiros marítimos que “cortam” a costa brasileira”….
“Números apresentados no programa, de acordo com a Organização das Vítimas de Cruzeiros (OVC), dão conta que, de 1998 a 2012, foram contabilizadas nada menos que 1.429 pessoas vítimas de violência sexual dentro desses transatlânticos.
Além disso, 171 desapareceram no mar enquanto outros 50 mil apresentaram algum tipo de contaminação…A periculosidade e a insalubridade de alguns cruzeiros voltaram ao destaque jornalístico por conta de denúncia filmada de um passageiro do navio MSC Cruzeiros onde mostra o descarte criminoso de lixo.
Assista ao vídeo sobre descarte de lixo no litoral brasileiro
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Mais um navio- porcalhão?
22 de fevereiro de 2014. “O Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, Búzios, Região dos Lagos. “A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. Entretanto, a suspeita é que um navio tenha despejado no mar uma substância para diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”…
Sobre este aspecto, os milhares de banheiros de navios de cruzeiro, recomendamos o post Cruzeiro do Cocô que conta como uma irresponsável companhia de navegação de passageiros transformou um cruzeiro em um filme de terror. Pode-se dizer: uma imensa banheira flutuante, cheia de fezes humanas à deriva no Atlântico Norte, em 2013.
Indícios de novo descarte dos navios, desta vez o MSC Preziosa
26 de fevereiro de 2014…” mais uma vez o blogueiro Dener Giovanni sai na frente e publica a denúncia. Cumprindo as regras do bom jornalismo Dener ouviu o “outro lado”. Em seguida, entrou em contato com a assessoria da MSC e recebeu esta mensagem de Renata Asprino- diretora de atendimento da Máquina RP:
É possível que seja lodo, algas, plantas e outras coisas presentes no fundo do mar. Este tipo de mancha é comum quando os grandes navios passam em áreas mais rasas, fazendo com que o que está no solo suba até a superfície. Acredito que seja isso que a passageira filmou, já que passa a impressão de sujeira e na verdade é de materiais do próprio fundo do mar
Navio porcalhão, aqueles navios que descartam lixo no mar são da MSC
8 de janeiro de 2014: Inconformado com a falta de uma resposta objetiva às denúncias de Giovanni, o Mar Sem Fim entrou em contato com a MSC pedindo esclarecimentos. Recebemos esta resposta:
“Oi KK,
Realmente, podemos ter problemas. Este denunciante do Paraná não sossegará enquanto não obter bons espaços com esta história de resíduos no mar. A Companhia foi acionada juridicamente, pelo MP no Paraná? Quanto ao Dener, hum..ele é blogueiro mesmo, de Santa Catarina, e mantém o espaço dele atualizado no portal do Estadão. Também tem site bem organizado. Ou seja, está então bastante interessado no tema/notícia. A imprensa, neste momento de retorno de réveillon (sic) está meio carente de assuntos, ainda.”
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Note o deboche: “Oi KK…
E esta, definitivamente, não foi a única vez que este tipo de acusação ganhou manchetes.
Navios descartam lixo no mar, agora os problemas no mundo
Matéria do site npr.org, de dezembro de 2016,
A Princess Cruise Lines pagará uma multa de US$ 40 milhões por poluição deliberada dos mares e atos intencionais para encobri-lo, de acordo com o Departamento de Justiça americano. Esta é a maior penalidade envolvendo poluição deliberada de navios
Contudo, o caso não é exceção para os navios da companhia.
O operador de cruzeiros californiano também concordou em se declarar culpado de sete acusações de delitos graves por práticas ilegais em cinco navios que datam de, pelo menos, 2005.
A companhia Princess Cruises ordena a mentira
Prossegue a matéria do npr.org
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O engenheiro-chefe e primeiro engenheiro sênior ordenou o encobrimento, incluindo a remoção do tubo mágico, e pediu aos subordinados para mentir. Isso continuou durante uma investigação subsequente conduzida pela Guarda Costeira dos EUA.
As três maiores companhias de cruzeiro do mundo estão em maus lençóis
O site do El País, publicou um primor de matéria, ‘O Lado Obscuro dos Cruzeiros‘, com o subtítulo, ‘Uma investigação da rede Univision revela um mundo de bandeiras de conveniência para evitar impostos e restrições ambientais‘, que faturou o prêmio Ortega y Gasset – 2017.
Ela analisa as três maiores empresas de cruzeiros do mundo: Carnival Corporation, Royal Caribbean International Norwegian Cruise Line. Juntas, representam 82% do mercado mundial.
As três têm sede nos Estados Unidos estão listadas na Bolsa de Valores. Mas, graças a uma estrutura operacional complexa em diferentes países e paraísos fiscais, fogem de garantias trabalhistas, pagam menos impostos e, além disso, evitam controles ambientais rigorosos dos Estados Unidos usando bandeiras de outros países.
Os impactos ambientais
Entretanto “um dos aspectos mais preocupantes é o impacto ambiental. Para começar, em apenas uma semana um navio de 3.000 passageiros produz 75.000 litros de dejetos humanos, mais de 370.000 litros de água dos sanitários e máquinas de lavar louça e, finalmente, cerca de oito toneladas de resíduos sólidos e resíduos de lavanderia. É o que informa a Environmental Protection Agency (EPA).
As multas recebidas
Foram 27 milhões de dólares para a Royal Caribbean Cruises Ltd., pagos entre 1998 e 1999, após uma operação de vigilância da Guarda Costeira dos Estados Unidos que filmou o Sovereign of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo (até aquele momento), descarregando óleo em San Juan, Porto Rico.
Ou 18 milhões de dólares para a Carnival Corporation, em abril de 2002, quando a empresa se confessou culpada de “despejar resíduos de óleo no mar devido à aplicação inadequada de equipamentos de prevenção da poluição em numerosas ocasiões entre 1996 e 2001.
Vídeo do huffpostbrasil.com
E para quem duvida, eis o vídeo que o huffpostbrasil.com conseguiu. Curiosamente, é um navio da MSC. Assim o descreve o site:” Os vídeos foram supostamente filmados a bordo do Magnifica, de propriedade da empresa com sede em Genebra ‘MSC Cruzeiros’. As filmagens foram feitas secretamente por um ex-tripulante do Magnifica, que as enviou ao blogueiro e advogado marítimo Jim Walker, que postou em seu blog, Cruise Law News.”