Moreia, peixe ósseo pouco compreendido e estigmatizado

3
7513
views

Moreia, peixe ósseo pouco compreendido e estigmatizado

Definitivamente, simpática não é. Reconheço. À primeira vista assusta mergulhadores próximos de corais porque, territorialistas põem a cabeça para fora, boca aberta, como dizendo: Ei, se afasta daqui! No entanto o animal raramente é agressivo daí o estigma. Moreias são espécies  solitárias. Acredita-se que  sejam poligínicas, dessa forma, machos e fêmeas têm vários parceiros. Entretanto são tão furtivas, por isso, o comportamento de acasalamento não foi muito estudado. Até hoje houve apenas uma reprodução em cativeiro. Moreia, peixe ósseo pouco compreendido e estigmatizado.

Peixe pouco compreendido
O peixe pouco compreendido. Imagem, www.subocea.com.

Criaturas longas e esguias semelhantes a cobras

Antes de tudo, uma curiosidade, como criaturas longas e esguias conseguem enfiar presas grandes em suas bocas sem usar patas ou garras?

desenho da boca de moreia
Ilustração, www.nsf.gov.

Segundo, nsf.gov., um novo estudo explica. Além disso o peixe, que pode atingir até três metros captura  presas sobretudo ao usar estratégia com dois conjuntos de mandíbulas.

Subocea.com  ‘A maioria tem um comprimento  de 80 a 120 cm. No entanto, existem moreias com mais de 3 m como a  javanesa  que pode pesar 40 kg, (www.trizily.com).

Cabeça de moreia
Imagem, You Tube.

A família das moreias

Acima de tudo 200 espécies distribuídas por 15 gêneros.  São conhecidas acima de tudo pela aparência de serpente, por fim, passam a maior parte do tempo escondidas em rochas e fendas.

PUBLICIDADE

Pertencem à classe anguiliformes, ou seja, ordem de corpo cilíndrico da qual fazem parte  também enguias, assim, não têm   escamas.

Entretanto têm  barbatana dorsal que se liga até a caudal e anal, em consequência, moreias têm aparência de moicano. Entretanto ainda diferem da maioria dos peixes pela ausência de barbatanas peitorais.

Muraena helena
Esta é linda, que cores! A Muraena helena helena descoberta em 1758. Imagem, www.eleau.org.

Além disso o corpo é coberto por uma camada de muco que, em algumas, é tóxico e secretado por células que atuam como barreira protetora contra abrasões.

Visão

Contudo têm visão ruim. Em compensação confiam na quimiorrecepção, resposta fisiológica a estímulos químicos para caçar presas.

moreia branca
Gymnothorax thyrsoideus. Imagem, www.dehondt.desmets.fr.

Bem como narinas grandes que ajudam a sentir o que está ao redor. Por fim moreias são noturnas, isso significa, que visão não é prioridade.

Moreia, peixe inteligente?

A princípio sim,  muitos cientistas notaram inteligência. Uma das evidências é a seletividade do relacionamento com outros tipos com os quais entram em simbiose e não se atacam.

O estranho ritual de caça da garoupa com a moreia

Às vezes, ambas nadam juntas. Dessa forma, quando a garoupa  vê uma presa que não consegue alcançar balança vigorosamente a cabeça sinalizando querer ajuda.

Peixe pouco compreendido
E esta, não é bonita?

Em contrapartida a moreia captura a presa. Mas, se  tentar escapar vira almoço de garoupa!

Corpo colorido

Por último moreias são muito coloridas, assim, podem ter as cores preta, cinza, marrom, amarela, verde, azul, laranja ou, finalmente branca. Todas, entretanto, podem aparecer com listras, manchas ou outro padrão.

Em primeiro lugar um fato interessante sobre a moreia verde, pasme, que é marrom! Contrassenso? O muco que cobre seu corpo é o que lhe dá aparência verde.

Camuflagem

Tal qual os polvos (engenheiros americanos construíram um material flexível que muda de cor de acordo com o ambiente, inspirados na habilidade destes animais), ou cavalos-marinhos algumas podem mudar cores para melhor camuflagem.

PUBLICIDADE

Em outras palavras é a capacidade de mimetização, logo, mais uma estratégia da natureza.

Moreia, peixe que muda de sexo

A moreia de fita (Rhinomuraena quaesita) também, muda de sexo à medida que cresce. Todos os juvenis nascem machos, mas, a partir dos 95 cm transformam-se em fêmeas, em seguida, ficam amarelas.

peixe pouco compreendido
A moreia que muda de sexo. Imagem www.mobile.secouchermoinsbete.fr.

A moreia dragão

Entre outras espécies curiosas destacamos a moreia do Japão também conhecida moreia dragão.

moreia do Japão
Moreia do Japão. Imagem, www.dinosoria.com.

Distribuição dos animais

Por último podem ser avistadas em todo o mundo, mas, são mais comuns em águas tropicais e temperadas. A maioria  é encontrada no mar, contudo, algumas têm habitat em água salobra ou doce.

A reprodução

Por outro lado moreias reproduzem-se por fertilização ovípara quando óvulos e espermatozoides são fertilizados na água fora do útero, processo conhecido como desova. Em média, fêmeas liberam 10.000 ovos por vez.

Em consequência são fertilizados pelo esperma de  machos e, depois, tornam-e parte do plâncton como larvas assim lutam para sobreviver em mar aberto ao sabor de correntes.

M Leopaordo.
Moreia leopardo, ou Gymnothorax favagineus.

Contudo depois de cerca de um ano as larvas ficam grandes  para nadar até o fundo e, assim, se esconder em rochas. Vivem, em média, de 10 a 40 anos.

Quem preda a moreia?

Acima de tudo são poucos predadores os mais comuns, por exemplo,  garoupas, barracudas, tubarões e seres humanos.

PUBLICIDADE

Seres humanos e a pesca de moreias

Seres humanos pescam moreias, às vezes mas a pele da maioria é tóxica e pode matar. Antes de tudo ainda não estão ameaçadas mas como são vitais para o ecossistema a pesca excessiva pode diminuir a abundância, conseqüentemente, o comportamento de peixes nos recifes de coral.

Alimentação

Elas são carnívoras, predadores de emboscada que atacam a presa quando passa. Comem peixes, moluscos e crustáceos. Entre os peixes, às vezes, até mesmo tubarões juvenis.

A boca sempre aberta é para morder?

Normalmente, quando se encontra uma moreia entocada ela está sempre de boca aberta contudo não quer dizer que vai te morder.

peixe pouco compreendido
Imagem, www.biologydictionary.net.

Acima de tudo assim respiram ao deixar a  água entrar e passar pelas brânquias.

Quem pesca a moreia?

Segundo, www.trizily.com, Moradores do Mediterrâneo pescam  desde tempos antigos. Por outro lado, sua aparência incomum gerou mitos e lendas dos povos costeiros. Por último, a pesca comercial da espécie não é praticada.

Este vídeo é sensacional!

La puissance d'attaque de la murène - Requins vs prédateurs

Imagem de abertura: www.eleau.org.

Navio da frota de Vasco da Gama encontrado

Comentários

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma pena que muitos mangues do Brasil estão sendo destruídos pela ocupação humana e pela poluição, acarretando um dano irreversível nas populações de moreias e outros seres vivos.

  2. A moreia é iguaria por demais apreciada pelos nativos da cidade de Icapuí, no Estado do Ceará. Geralmente, faz-se churrasco de moreia. A iguaria tem um cheiro forte, mas sua carne é bem apreciável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here