Cidades que mais desmatam: Ministério tira cinco da lista

0
643
views

Cidades que mais desmatam: desde 2010, 11  foram excluídas da chamada Lista de Municípios Prioritários da Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente excluiu três cidades de Mato Grosso: Brasnorte, Feliz Natal e Marcelândia. E duas do Pará: Brasil Novo e Tailândia, da lista das cidades que mais desmatam.

Cidades que mais desmatam, imagem de área desnatada na amazônia

Ainda fazem parte da lista 41 municípios. Quatro do Amazonas, cinco de Rondônia, 19 do Mato Grosso, e 13 do Pará.

Onze cidades que mais desmatam foram excluídas da lista

Desde 2010, 11 cidades foram excluídas da chamada Lista de Municípios Prioritários da Amazônia. Seis são do Pará. E  cinco de Mato Grsso.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, os cinco municípios que agora são considerados com desmatamento monitorado terão prioridade na alocação de incentivos.

Outra portaria  estabelece os requisitos que irão vigorar a partir deste ano para que mais municípios  possam ser retirados da lista. Ainda fazem parte 41 municípios.

PUBLICIDADE

Exigências para serem excluídas da lista de cidades que mais desmatam

Uma das exigências para que  sejam excluídas  é que tenham 80% do território com imóveis rurais  monitorados pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR). Excetuadas as unidades de conservação de domínio público e terras indígenas homologadas.

O desmatamento de 2012 não pode ter sido superior a 40 quilômetros quadrados.  Na avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Prado, a retirada de  três municípios é reconhecimento importante para o estado.

A Famato sempre defendeu que é possível aliarmos produção com preservação. Prova disso é que, mesmo com os atuais índices de produção agropecuária, possuímos 62% do território de Mato Grosso intacto

Venilson Ferreira, do ESTADÃO Conteúdo.

Saiba sobre a  matança de botos na amazônia

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here