Ministério do Meio Ambiente escolhe equipe dos sonhos: Adalberto Eberhard, no ICMBio; Eduardo Bim, Ibama, e o Secretário da Biodiversidade é José Truda Palazzo Jr.
O Mar Sem Fim vem acompanhando os passos do presidente eleito para a formação de sua equipe. O Ministro do Meio Ambiente foi justamente o último escolhido. Sinal que o capitão pensou muito antes de se decidir. Mas como Bolsonaro sempre foi, e continua sendo, negativo quando fala sobre questões ambientais, estávamos preocupados. Até que Ricardo Salles, o novo Ministro, de quem já falamos por aqui, mostrou ao que veio. Ao divulgar suas escolhas principais, podemos dizer que o Ministério do Meio Ambiente escolhe equipe dos sonhos: o premiado ambientalista Adalberto Eberhard vai presidir o ICMBio; o procurador ambiental, Eduardo Bim, fica com o IBAMA, e para Secretário de Biodiversidade ninguém menos que o ambientalista José Truda Palazzo Jr.. Estamos em boas mãos!
Conheça Eduardo Bim, novo presidente do Ibama
Eduardo Bim é procurador federal e atua junto ao Ibama. O currículo do futuro presidente do instituto registra que ele é doutorando em direito do Estado, mestre em direito e especialista em direito ambiental e especialista em direito tributário.
Eduardo Bim é autor de livros como Licenciamento Ambiental, que trata de pontos polêmicos em torno do tema, destacando soluções jurídicas. O licenciamento, aparentemente, é uma pedra no sapato de Bolsonaro.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPRicardo mostrou bom senso ao chamar Eduardo Bim para trabalharem juntos. Ele é especialista no tema, que é realmente delicado. Temos certeza que, com bom senso e boa vontade, este problema tende a ‘sumir do mapa’ até o término do mandato da próxima equipe. E tudo leva a crer que os novos gestores têm tudo para conseguirem um final feliz neste quesito crítico, do qual já nos ocupamos em outros textos.
Ministério do Meio Ambiente escolhe equipe dos sonhos: Adalberto Eberhard, presidirá o ICMBio
O ambientalista Adalberto Eberhard, veterinário, fez seu nome defendendo o Pantanal. Ele foi fundador e presidente da ONG Ecotrópica, que gere três RPPNs no Pantanal, totalizando 54 mil hectares. Eberhard foi para Ecurizal, no Pantanal nos anos 80, junto com a primeira equipe que estudou as onças pantaneiras, sob comando do biólogo norte- americanoGeorge Schaller.
PUBLICIDADE
Adalberto, por Marcos Sá Corrêa
O jornalista responsável pela criação do site O Eco, Marcos Sá Corrêa, escreveu um belo artigo sobre Eberhard, transcrevemos um dos parágrafos: “Morou acampado nas barrancas do Paraguai. Criou uma filha em barraca. Mergulhou em rios que hoje, assoreados, se deixam cruzar a pé. Incomodou traficantes que usavam a pista de pouso no Acurizal como rota do contrabando de cocaína.”
“Fundou a Ecotrópica com os 50 mil dólares de um prêmio que ganhou na Alemanha em 1989. Com três milhões de dólares doados pela ONG The Nature Conservancy, comprou as fazendas que devolveram ao Parque Nacional do Pantanal Matogrossense as bordas que escaparam à desapropriação pelo governo. Ele está convencido de que, se o Brasil não tomar providências enquanto é tempo, o Pantanal perderá em poucas décadas o que suas águas levaram milhões de anos para fazer.”
Leia também
Dragar o Canal do Varadouro: má-fé, insensatez, ou só ignorância?Especulação na praia dos Nativos, Trancoso, suspensa pela JustiçaDois hectares de mangue em Paraty provocam discórdiaConheça o novo Secretário de Biodiversidade, José Truda Palazzo Jr.
Bah, é fácil falar do gaúcho José Truda Palazzo Jr., conhecido como ‘Truda’. Basta dizer que, aos 51 anos, teve 40 dedicados ao meio ambiente. Inteligente, íntegro, perseverante, foi fundador e principal força motriz durante 27 anos do Projeto Baleia-franca. S
eu currículo é dos melhores, repleto de realizações como participar da luta pela criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Ou coordenar, para o governo brasileiro, a redação da proposta do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, em exame na CIB, e da criação do Santuário Nacional de Baleias e Golfinhos, decretado em 2008.
Truda atua fortemente nas redes sociais, não poupando nunca os adjetivos quando emite opiniões, doa a quem doer. Por isso foi defenestrado pelo PT, conforme já contamos em post anterior.
É autor de mais de uma dezena de livros sobre seu tema de preferência, entre os quais, A Natureza no Jardim: Um Guia Prático de Jardinagem Ecológica e Recuperação de Áreas Degradadas (Ed. SAGRA, 1988, em co-autoria com Maria do Carmo Both, atualmente em sua quinta edição).Truda foi talvez a peça mais importante para a mudança de patamar da proteção marinha no Brasil.
Parabéns, Ministro Ricardo Salles. Que siga assim, inspirado, até o final da gestão.
Expectativa do Mar Sem Fim em relação à nova equipe do MMA
Era imensa depois do anúncio da equipe pelo Ministro Ricardo Salles. Seria muito difícil montar equipe melhor que a do Governo Temer, quando tínhamos Zéquinha Sarney de volta ao Ministério (ele foi Ministro no Governo FHC), tido desde então como o melhor ministro que já tivemos. E ainda Suely Araújo no Ibama, Ricardo Soavinski presidente do ICMBio, e na cadeira de Secretário de Biodiversidade, José Pedro de Oliveira Costa.
Achar um time melhor que este é tarefa dura. Pois saibam que a equipe que vai assumir é tão boa, ou melhor que a que termina a gestão em 31 de dezembro. Importante frisar que o Governo Temer e o seu time ambiental deixam um belíssimo legado. Michel Temer foi o primeiro presidente, desde a redemocratização, a olhar para o mar e agir com ‘ousadia’.
atualizado
A grande decepção já em 2019, 2020
Pois é, o post acima, conforme escrevemos, foi publicado para elogiar a nova equipe do Ministério do Meio Ambiente. Mas era bom demais para ser verdade. Menos de dois meses da nova gestão foram suficientes para dar o dito pelo não dito. Saiba porquê.
Fontes: https://www.oeco.org.br/colunas/marcos-sa-correa/16184-oeco-25186/; https://www.google.com.br/search?dcr=0&ei=POwjXNiKB4GXwATS4q3IAQ&q=biologist+Peter+Schaller&oq=biologist+Peter+Schaller&gs_l=psy-ab.12…39118.46603..49440…0.0..0.159.1194.5j6….2..0….1j2..gws-wiz…….0j35i39j0i67j0i131j0i131i67j0i203j0i10.5JuVFa5Hck0; http://www.wikiparques.org/wiki/RPPN_Acurizal_e_Penha.
Conheça a batalha de Salamina, parte importante da história da humanidade, e no mar, claro!