Martinica, Galápagos reservas insubstituíveis

0
577
views

Martinica, Galápagos e Guadalupe fazem parte da lista de 78 das mais importantes reservas protegidas para a sobrevivência de várias espécies

Martinica, Galápagos e Guadalupe fazem parte da lista de 78 das mais importantes reservas protegidas. Isso  para a sobrevivência de várias espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios. Todos  ameaçados, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira.

Martinica, Galápagos , imagem de tartaruga debaixo d'água

Tartaruga na ilha Galápagos: equipe internacional de cientistas avaliou a qualidade “insubstituível” de cada uma das áreas (Foto Pablo Cozzaglio/AFP)

Martinica, Galápagos e Guadalupe

Uma equipe internacional de cientistas avaliou a qualidade “insubstituível” de cada uma dessas áreas. Eles partiram de uma base de dados de 173 mil reservas que abrigam 21.500 espécies incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A investigação publicada na revista americana “Science” compara a contribuição de cada uma dessas reservas da biodiversidade para a sobrevivência dos animais.

PUBLICIDADE

Os cientistas determinaram que as 78 reservas, situadas em 34 países, devem ser consideradas “insubstituíveis“. Em seu conjunto, alegam os especialistas, elas abrigam a maioria dos animais, além de 600 espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios. Metade das espécies está ameaçada.

Muitos desses refúgios já são conhecidos como únicos e excepcionais pela Convenção do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre eles, estão Galápagos, o Parque Nacional de Menú, no Peru, e e a cadeia de montanhas dos Ghats Ocidentais, na Índia.

Martinica, Galápagos e Guadalupe: localização

Martinica  é um departamento ultramarino insular francês, no Caribe. Fronteiras marítimas com Dominica  ao noroeste, e Santa Lucia ao sul. As Ilhas Galápagos,  localizam-se no Oceano Pacífico,  a cerca de mil quilômetros da costa  da América do Sul. Fazem parte do Equador. Guadalupe  é um departamento ultramarino francês  nas Caraíbas (Caribe), constituído por dois grupos de ilhas: a “ilha de Guadalupe”, que são compostas por duas ilhas, Basse-terre e Grande-terre, e ilhas próximas. Fronteiras por mar com a Dominica, ao sul; com Monserrate a noroeste; e com Antíqua  ao norte.

Fontes: AFP, http://www.exame.com.br/topicos/especies;

Conheça as  Ilhas do Atlântico Sul – história e importância econômica e geopolítica.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here