Maria Tereza Jorge Pádua, entrevista parte I

0
744
views

Maria Tereza Jorge Pádua, entrevista parte I

João Lara Mesquita entrevista a pioneira ambientalista, Maria Tereza Jorge Pádua. Entre os temas abordados está o inicio de seu trabalho, ainda quando não existia o Ministério do Meio Ambiente.

maria tereza jorge pádua, imagem de maria tereza jorge pádua e joao lara mesquita

Maria Tereza Jorge Pádua

Maria Tereza conta como surgiu a primeira Unidade de Conservação marinha federal. E explica o papel que teve o Almirante Ibsen Gusmão. A criação do Tamar, um dos sucessos até hoje conseguidos no Brasil é outro assunto da conversa.

Oito milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia

Ela foi uma das responsáveis pela criação de oito milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia, ainda nos anos 70! Neste capítulo da entrevista ela rememora fatos históricos. A sugestão de criação da primeira área protegida no Brasil, em 1876, e constata: “mas foi só em 1937 que tivemos nosso primeiro Parque Nacional”.

‘O meio ambiente nunca foi prioridade no Brasil’

Para Maria Tereza “não há pressão política, nem educação adequada, para que possamos exigir uma efetiva política ambiental.” E finaliza: “o meio ambiente nunca foi prioridade no Brasil.”

Assista a primeira parte da entrevista.

Maria Tereza Jorge Pádua, entrevista parte II

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here