Gigante dos mares pode ter sido descoberto e gravado nas profundezas do oceano
Cada vez mais são descobertas novas espécies de animais marinhos, provando o quão pouco conhecemos sobre os oceanos. Desta vez cientistas acreditam que podem ter descoberto um gigante dos mares.
Gigante dos mares, maior que a baleia azul
O mar é tão grande e profundo, que conhecemos apenas uma pequena parte dos seus moradores. Dessa vez, um gigante dos mares, maior que a baleia azul, pode ter sido descoberto e gravado nas profundezas dos oceanos.
Oceanos e 2,5 milhões de espécies de animais marinhos
Os oceanos ocupam cerca de 71% do nosso planeta e abrigam cerca de 2,5 milhões de espécies de animais marinhos, de acordo com os cientistas. Porém, muitas novas espécies vem sendo descobertas a cada dia.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCondomínio nos Lençóis Maranhenses é denunciado na UnescoPor que a Groenlândia e o Canal do Panamá interessam a Donald Trump?Conheça o Estreito de Malaca, um dos mais movimentados do planeta“A questão de quantas espécies existem tem intrigado cientistas há séculos e a resposta, somada a pesquisas em distribuição e abundância de espécies, é particularmente importante nesse momento, uma vez que diversas atividades e influências humanas estão acelerando as taxas de extinção”, afirma Camilo Mora, da Universidade do Havaí, um dos pesquisadores de espécies do mundo.
Curiosidades sobre baleias
O site do projeto baleia Jubarte informa que, ” o nome científico da baleia jubarte é Megaptera novaeangliae, que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra”, local onde a espécie foi descrita pela primeira vez.
PUBLICIDADE
Está presente em todos os oceanos. Chega ao Brasil entre os meses de julho e novembro para se reproduzir nas águas quentes dos trópicos. O maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental está no litoral da Bahia, em Abrolhos. A expectativa de vida é de 60 anos.
“Bloop”, o gigante dos mares
Batizado de “Bloop”, o gigante dos mares, o animal pode ter sido descoberto nas profundezas do Oceano Pacífico. O som emitido por essa espécie foi escutado e gravado por cientistas a mais de 3 mil km de distância.
Leia também
Esturjão, história, caviar e extinçãoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueMatança de peixes-boi prossegue na AmazôniaNo vídeo abaixo você confere as conclusões da equipe de pesquisadores. E ainda pode ouvir o som original do Bloop, animal que pode ser bem maior que a baleia azul.
Assista ao vídeo, ou melhor, ouça…The Unsolved Mystery of the Bloop (O mistério não resolvido do bloop).