Fonte nos EUA tem as cores do arco-íris

0
244
views

Turistas ficam encantados que fonte nos EUA tem as cores do arco-íris.

fonte cores do arco íris

A Grande Fonte Prismática, nos Estados Unidos, é uma fonte de água termal que encanta turistas e pesquisadores por apresentar as cores do arco-íris.

Trata-se da maior fonte de água quente do parque de Yellowstone e a terceira maior do mundo. A atração mede cerca de 112 metros de diâmetro e tem mais de 37 metros de profundidade.

A cor intensa e variável da fonte é explicada pela presença de algumas bactérias, que variam de acordo com a temperatura de cada parte da fonte. No centro, a fonte chega a 87°C, o que faz com que pouquíssimos micro-organismos sobrevivam nessa parte, e faz com que a água tenha nessa parte uma cor extremamente clara e azul.

fonte cores arco-íris

À medida que chega à borda, porém, a água vai esfriando, e formam-se círculos concêntricos de temperaturas variadas. Em cada anel há diferentes tipos de bactéria, e são elas que conferem o efeito colorido, como um espectro da luz branca em um prisma.

Outra observação interessante é que a fonte muda de cor de acordo com as estações do ano. Na primavera, as cores predominantes são verde, vermelho e laranja; no verão, laranja e vermelho, e no inverno, verde escuro. A diferença entre cores acontece devido à ação de algas fotossintéticas e bactérias termófilas que resistem às altas temperaturas.

fonte cores arco-íris

A Grande Fonte Prismática foi batizada assim na época em que foi descoberta, em 1871. Até hoje turistas se encantam com o colorido da fonte!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here